quarta-feira, dezembro 4, 2024
InícioBAHIAEm Jacobina, brigadistas e voluntários são capacitados sobre alternativas ao uso do...

Em Jacobina, brigadistas e voluntários são capacitados sobre alternativas ao uso do fogo

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizaram, neste sábado (23), no distrito de Itaitu, em Jacobina, o workshop “Reflexões sobre Práticas Alternativas ao Uso do Fogo” . A ação integra o Programa Bahia Sem Fogo e faz parte do Plano de Ações Preventivas e de Preparação para Incêndios Florestais na Bahia.

A atividade teve como foco capacitar servidores municipais, brigadistas voluntários e comunidades rurais de áreas que já enfrentam incêndios florestais. A iniciativa contornou a parceria da empresa Bracell, por meio de um acordo de cooperação técnica firmado em 2023.

Fotos: Tiago Jr – Ascom/Sema

Combinando teoria e prática, a metodologia buscou integrar as experiências das comunidades por meio de escuta participativa. Os temas envolvidos foram definidos a partir de informações coletadas durante a Caravana Bahia Sem Fogo, que percorreu, ao longo de 2024, as regiões mais impactadas pelos incêndios.

As técnicas Thamires Cunha e Laís Ramos, da Coordenação de Gestão da Biodiversidade do Inema, foram responsáveis ​​por ministrar a capacitação. Segundo Thamires, o momento serviu para cultivar reflexões sobre alternativas ao uso do fogo. “A gente sabe e tem a consciência de que as comunidades já utilizam muitas dessas técnicas, mas o objetivo é proporcionar espaços de reflexão sobre como podemos implementar essas práticas alternativas no cotidiano. Como reduzir a utilização do fogo nas práticas agrícolas e introduzir alternativas produtivas e sustentáveis, garantindo um meio ambiente ecologicamente equilibrado e causando as incidências de queimadas e, posteriormente, de incêndios”, avaliou Thamires.

Fotos: Tiago Jr – Ascom/Sema

O arquiteto e urbanista João Diego Machado, membro da Associação de Condutores e Guias de Itaitu e da brigada voluntária local, destacou a importância da oficina para “A oficina é muito importante para trazer mais informações sobre o uso do fogo e suas alternativas, principalmente em relação à cultura da queima no preparo de terrenos para plantio. Isso nos deu embasamento para levar esse conhecimento a outras pessoas da comunidade”, disse Machado.

Dando continuidade às atividades, ainda na região da Chapada Diamantina, a oficina está programada para os municípios de Andaraí, nos dias 26 e 27/11, e Piatã, nos dias 28 e 29/11, com o tema “Uso de Ferramentas Tecnológicas” .

Fonte: Ascom/Inema

Matérias relacionadas