Durante o domingo (7), no km 160 da BR-153, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cigarros eletrônicos, celulares e itens eletrônicos transportados sem a documentação necessária, no município de Araguaína/TO.
No decorrer do dia, as equipes PRF registraram 4 ocorrências de mercadorias ilegais em ônibus rodoviários. Ao realizarem inspeção nos bagageiros dos veículos, os policiais localizaram o contrabando de 150 cigarros eletrônicos e o transporte ilegal de 73 celulares, 16 carregadores, 10 cabos para celular, 2 películas, 2 câmeras, 1 relógio e 1 caixa de som.
Os itens apreendidos não estavam acompanhados do desembaraço fiscal necessário para o transporte. A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 855/2024.
Diante das informações expostas, foram constatados, a princípio, os delitos de contrabando e descaminho. Todos os itens apreendidos foram encaminhados para os órgãos competentes para demais providências.