Entre os dias 29 e 31 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio do seu Núcleo de Operações Especiais (NOE), realizou no interior cearense uma etapa da “Operação Divisas”, que resultou na prisão de seis pessoas e recuperação de seis veículos. Como o próprio nome indica, a operação é focada em cidades próximas às divisas do Ceará com outros estados e tem como objetivo ampliar o combate à criminalidade.
Nessa etapa, cidades da Região Norte e do Cariri foram contempladas pelas ações de fiscalização. Quatro motocicletas foram recuperadas em Frecheirinha (CE); uma caminhonete, em Juazeiro do Norte (CE); e um automóvel, em Brejo Santo (CE).
Essa foi a segunda etapa da “Operação Divisas” no mês de julho. Na etapa anterior, duas pessoas foram presas e dois veículos recuperados. “A operação faz parte do calendário operacional da PRF aqui no Ceará e acontece todos os meses com a finalidade de coibir a criminalidade e levar mais segurança para as cidades do interior”, explica o PRF Fernando Alves, chefe do NOE.
Detalhamento das ocorrências:
Em Frecheirinha (CE), foram quatro ocorrências distintas, que contaram com o apoio da Guarda Civil Municipal de Frecheirinha. Na tarde de segunda-feira (29), duas motocicletas com adulteração nos elementos de identificação foram apreendidas e encaminhadas com seus condutores para a Delegacia de Polícia Civil de Tianguá (CE).
Na manhã do dia 30, outras duas motocicletas foram abordadas com adulteração. Nestes casos, através de técnicas de identificação veicular, os policiais chegaram aos veículos originais e constataram que eles eram roubados: uma Honda NXR 160 Bros, roubada em 07 de junho de 2024, em Fortaleza (CE) e uma Honda CG 160 Titan, roubada em Caucaia (CE), no dia 05 de maio de 2024. As motocicletas recuperadas foram encaminhadas, junto com seus condutores, para a Delegacia de Polícia Civil de Tianguá (CE).
Em Juazeiro do Norte (CE), na noite de segunda-feira (29), uma caminhonete Fiat Strada foi abordada e a equipe constatou que os elementos de identificação veicular, incluindo as placas, estavam clonados. Nesse caso, o veículo original, tinha sido roubado em outubro de 2023, na cidade de Betim (MG). O condutor foi preso e encaminhado, junto com o veículo, para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte (CE).
Na quarta-feira (31), na cidade de Brejo Santo (CE), o veículo recuperado era produto do crime de apropriação indébita, registrado em maio de 2024, no estado da Paraíba. Segundo a condutora do veículo, ela comprou o automóvel por meio de uma rede social e desconhecia a irregularidade. O veículo Renault Fluence foi encaminhado, junto com a condutora, para a Delegacia de Polícia Civil de Brejo Santo (CE).