sábado, janeiro 11, 2025
InícioBAHIAEdição inaugural da revista CrediBahia aborda o protagonismo das mulheres no empreendedorismo...

Edição inaugural da revista CrediBahia aborda o protagonismo das mulheres no empreendedorismo baiano 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), lança a primeira edição da revista CrediBahia, dedicada às ações do programa de microcrédito do estado que já atendeu mais de 92 mil microempreendedores e injetou R$ 731 milhões na economia dos municípios baianos ao longo de 22 anos. O lançamento acontece na segunda-feira (13), às 9h, no auditório da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), em Narandiba.

O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, e outras autoridades, participam do evento, quando serão apresentados os dados históricos do programa e as perspectivas para 2025.

Na edição inaugural, a revista aborda o protagonismo das mulheres, que representam 64% do total de microempreendedores beneficiados pelo programa desde 2002, quando foi criado, com prevalência etária entre 48-53 anos de idade, o que demonstra a importância da iniciativa para este público, que chefia 51% dos domicílios na Bahia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Censo 2022). Por essa razão foi lançado, em 2023, o CrediBahia Mulher com taxas de juros mais baixas e maior prazo de pagamento.

Outro destaque é a reportagem especial que exibe uma radiografia do programa a partir de infográficos e histórias de empreendedores (as) beneficiados nos 27 Territórios de Identidade do estado. Os relatos demonstram a importância do programa de microcrédito para a geração de renda e desenvolvimento da economia popular e solidária na Bahia. 

Com tiragem de três mil exemplares, a publicação impressa tem 72 páginas coloridas produzidas em papel couchê, tamanho 210×280 mm. A revista também estará disponível em formato digital.

O CrediBahia é o programa de microcrédito do estado executado pela Setre em parceria com a Desenbahia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeituras municipais. O objetivo da política é facilitar o crédito a microempreendedores a fim de gerar renda e impulsionar as economias municipal e territorial. 

Matérias relacionadas