Dra. Lavínia Carvalho faz especialização em Políticas Públicas e Direito Municipal. Pós-Graduanda em Direito Público, integra Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher OAB/SAJ. Advogada explica discorre sobre o que é ser “um bom gestor”
Um bom gestor precisa manter a equipe sempre motivada, traçar metas e saber resolver as mais diferentes situações. No entanto, mais do que um solucionador de crises e conflitos, um bom líder precisa ter algumas habilidades que são essenciais para a gestão de um grande sucesso. Saber superar isso de maneira tranquila é uma das principais características de um bom líder. A resiliência é a habilidade de lidar com problemas e resistir à pressão nas mais diversas situações.
O que é ser “um bom prefeito”? Não há muitas diferenças entre administrar uma cidade e uma empresa. Os desafios, tanto para prefeitos, como para empresários, incluem não apenas a gestão de recursos financeiros abrigam temas como a busca por melhores condições de trabalho para os colaboradores, os cuidados com o meio ambiente, o uso parcimonioso e ético dos recursos, o respeito à gestão dos recursos humanos que com eles colaboram.
Este quadro, resumidamente, se completa para os gestores municipais, diante da necessidade de convivência diária com o jogo político local, além das relações junto à sua comunidade e, ainda, junto aos governos estaduais e federal. Portanto, ampliam-se um pouco mais o grau de exigências a serem enfrentadas por um administrador municipal.
Eles precisam de assessoria, orientação, estudo. Precisam ficar antenados e ser conhecedores de políticas públicas que deram certos em outras cidades.
A Gestão Pública é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade. No entanto para que haja eficiência na gestão correspondente à administração de um município há que se estabelecer a organização na gestão, criar missões correspondentes ao desenvolvimento que se almeja alcançar para, enfim, realizar a gestão de forma eficiente e eficaz.
Uma das palavras fundamentais para uma boa gestão pública é “excelência”. Através dela os processos de fundamentação da estrutura do município, a capacidade de administração baseada em necessidade coletiva e o controle dos valores exigidos na gestão será indispensável para a ocorrência de resultados que beneficie tanto a estrutura física do município como sua base econômica e a qualidade de vida dirigida à população local.
O gestor precisa conhecer a equipe que tem e se relacionar bem com todos os membros. Isto é um verdadeiro diferencial no cotidiano de uma empresa, pois, ao conhecer as pessoas com quem trabalha, o gestor é capaz de reconhecer as habilidades de cada profissional e aproveitá-las ao máximo.
Além disso, a boa convivência e uma boa gestão produzem respeito e admiração por parte dos colaboradores, tornando-os mais suscetíveis a aceitar as decisões do líder. “O futuro das organizações e nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente” Capacidade de se adaptar a mudanças e ponderação é algumas das características de um bom líder.
O município sempre vai ser dependente do Fundo de participação. Não terá condições de realizar obras: tais como creche, escolas, porque a prioridade é o salário do Prefeito e vereadores e cargos comissionados. Que o Fundo de Participação dos Municípios é um mecanismo de gestão, estabelecido pela Constituição Federal, fixado a partir da quantidade de habitantes de cada município, consolidando assim a autonomia dos entes da federação.
Gazzeta do Recôncavo/ Saj Noticias/Tvsajcom.br.