Dr. Leonel, Secretário de Saúde, fala sobre ameaças a prepostos da USF Urbis 3: SAJ

Na manhã dessa terça-feira (07), o Secretário de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leonel Cafezeiro, presente na na cerimônia em comemoração ao 7 de setembro, data de independência do Brasi, em entrevista à Tv Notícias 24 horas, falou a respeito do fechamento temporário da USF da Urbis 3.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio André de Souza Filho, localizada na Urbis 3, encontra-se fechada desde o dia 31/08/2021. Segundo Dr. Leonel, tal fechamento se deu em face de ameaça de familiares do paciente que foi a óbito no dia 27 de agosto.
 
O fechamento da Unidade foi uma decisão em prol da segurança da equipe, ameaçada por familiares de um paciente da área de abrangência da USF que foi a óbito no dia 27/08/2021, devido a complicações pós-COVID-19.
 
“Esclarecemos que o paciente estava internado em um hospital de Feira de Santana, tendo recebido alta hospitalar.”
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma ambulância acompanhada de uma técnica de enfermagem, no dia 26/08/2021, para realização do translado do mesmo a sua residência.
 
A equipe da Unidade de Saúde estava de sobreaviso para realizar o atendimento do paciente no dia seguinte, disponibilizando serviços médicos, de enfermagem, de fisioterapia, nutricional e curativos. Todavia, foi informado aos familiares que em caso de urgência o paciente deveria ser encaminhado para a UPA ou ao Hospital Regional.
No mesmo dia, na quinta-feira 26/08/2021 à noite, o paciente foi levado ao Hospital Regional pelo SAMU. No dia seguinte, na sexta-feira (27/08/2021), a equipe da USF Urbis 3 se deslocou até a residência do paciente, momento em que foi constatado o óbito.
 
Após o ocorrido, os familiares ameaçaram de morte a equipe da USF. Sendo assim, a gestão decidiu pelo fechamento da Unidade para avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis. Informamos à comunidade que a partir de quarta-feira, dia 08/09/2021, a USF Urbis 3 retornará as suas atividades normais.
 
Afirma que chegou a convidar os ciganos, tendo conversado com eles, recebendo a garantia de que não haveria nenhuma investida contra integrantes da USF. mas nessa segunda feira já deve voltar a servir à comunidade. Tudo foi apurado, tendo ouvido as duas partes.
 
Segundo ele, integrantes da equipe deverão permanecer atuando na USF. vez- tratar-se de uma equipe qualificada e comprometida com as premissas defendidas pela gestão municipal.
Dr. Leonel ainda falou a respeito do processo de vacinação no município. Imagens, edição, Júlio Mascarenhas (TVN).