Por ANTONIO MASCARENHAS
Realizada na manhã dessa quarta-feira, 01, a cerimônia de posse do prefeito Tote, vice Nenéu e vereadores eleitos para o quadriênio 2025-28, no município de Dom Macedo Costa, num evento que contou, também, com participação de lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Também presentes os advogados Dr. João Gabriel e o representante da oposição, além da 1a. dama municipal, demais familiares do prefeito, vice e vereadores.
Coube ao vereador Alex Dentista (PT), na condição de vereador mais votado no pleito municipal, a condução dos trabalhos de posse e eleição da mesa diretora da egrégia casa legislativa para o biênio 2025-27.
PERFORMANCE NAS URNAS
A chapa majoritária Tote Fróes/Nenéu auferiu, nas urnas, 2.282 sufrágios (53,88% dos votos válidos), enquanto o candidato da situação na oportunidade, Senhorzinho, conseguiu 2.017 votos (46,92%). A performance dos vereadores eleitos com os seguintes números: Alex Dentista (PT), 473 votos; Risada (PT), 426; Zelito (UNIÃO), 401; Bahia (PT), 360; Ademário (PT), 288; Élida Piton (PT), 288; Cate de Campeiro (UNIÃO), 241; Toínha de Hugo, (UNIÃO), 237; Gil do Bar (UNIÃO), 226.
PROCEDIMENBTOS PARA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA
Logo após a posse dos eleitos, o vereador Alex Dentista tentou colocar em votação a chapa única para eleição da mesa diretora da egrégia casa legislativa, em que ele figurava como candidato a vice ao lado do candidato à presidência, vereador Ademário.
Diante de tal proposição, coube ao advogado Dr. João Gabriel, representando a conjuntura do prefeito Tote Fróes embargar tal propositura consubstanciado no fato de que, segundo ele, estaria indo de encontro aos princípios democráticos, notadamente no que concerne à transparência. Asseverou que o grupo liderado pelo prefeito Tote teria uma chapa a concorrer, encabeçada pela vereadora Élida Piton (PT), egressa do grupo de oposição, aliado ao ex-prefeito Guito.
Nesse momento, a quase totalidade dos presentes na Câmara, de forma uníssona, clamavam pelo nome da vereadora Élida ao mesmo tempo que contestava a proposição da oposição. Diante da situação, representantes jurídicos da situação e oposição, chagaram a um consenso de suspender, momentaneamente, os procedimentos com relação à eleição da mesa diretora em busca de uma saída para a situação reinante. De volta, ficou decidido que a eleição será realizada nos próximos dias, uma nova sessão, o quanto antes, em bsuca do consenso, evitando-se, assim, a judicialização do caso.
O advogado da bancada de oposição arguiu, em sua fala, que a eleição seria realizada em chapa única tendo em vista que, segundo ele, havia se esgotado o prazo regimental para que a situação efetuasse a inscrição de sua chapa junto à administração da Câmara e que, consubstanciado numa portaria de 2022, baixada, na época, pelo então presidente Bahia.
Dr. João Gabriel, por sua vez, fez ver que a chapa constituída, coma participação de Élida foi direcionada à administração da Câmara, todavia, tornou-se impossível fazê-lo de forma presencial, em tempo hábil, pelo fato da casa legislativa encontrar-se fechada, na oportunidade.
PRONUNCIAMENTOS
Além da execução do hino nacional e posse, aconteceram pronunciamentos por parte do vice-prefeito Nenéu e prefeito Tote Fróes. Evidenciaram que estão dispostos a colocar Dom Macedo Costa nos trilhos do desenvolvimento e que farão uma administração para todos os munícipes, independente de cores partidárias.
O vereador Alex, logo após a situação inerente à eleição da mesa, concedeu a palavra aos vereadores presentes que, por sua vez, diante da calorosa manifestação dos presentes, no tocante à candidatura de Élida Piton, criticaram o processo eleitoral conduzido pela oposição.
Élida Piton, por sua vez, fazendo uso da palavra, diante de toda a situação, pediu, apenas, que o processo seja conduzido de forma natural e que, realmente, não esperava toda uma situação criada. Aproveitando o ensejo, discorreu sobre sua trajetória na vida pública, no município, como Secretária de Educação, pasta em que contribuiu bastante ao desenvolvimento do município. Espera que o diálogo entre os pares possa prevalecer.
É de se esperar que a situação seja resolvida a contento, em tempo hábil, mesmo porque está em jogo os destinos de Dom Macedo Costa. Executivo e legislativo são poderes harmônicos, independentes, todavia, é imperativo que todos se unam em prol do desenvolvimento do município, agora, sob a égide da gestão Tote Fróes/Nenéu.
PUBLICAREMOS VÍDEOS
TOTOGRAFIAS: Caso não consigua visualizar, vá aos 3 pontinhos do canto superior direito do seu Smartfone e clique em “Para Computador” para ver as 160 fotos produzidas.