O senador baiano Otto Alencar (PSD), se pronunciou sobre a proposta do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de criar um consórcio de estados do Sul e Sudeste para se defender no Congresso Nacional e evitar perdas econômicas, em resposta aos estados do Norte e Nordeste. A ideia de Zema foi defendida em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Em publicação nas redes sociais, Otto definiu a declaração de Zema como “divisionista, repugnante e pobre”, além de destacar que Minas Gerais tem 249 municípios incluídos como região nordeste.
“A ignorancia duvida porque desconhece o que ignora. Governador Zema, o norte de Minas Gerais tem 249 municípios incluídos como região nordeste, têm os mesmos benefícios da Sudene, Banco do Nordeste, etc. Seu discurso divisionista é repugnante, pobre, num estado de estadistas como JK, Tancredo, Milton Campos, Valadares e Afonso Pena”, escreveu Otto em seu perfil no X.
Esta não é a primeira vez que o governador reproduz falas contra as regiões. No início do mês de junho, Zema disse que as regiões Sul e Sudeste têm “uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial”. Foto: Waldemir Barreto Agência Senado / Marcelo Casal Jr. Agência Brasil. mETRO 1