Por ANTONIO MASCARENHAS
As festividades da última sexta-feira, 24, primeira noite da Festa dos Navegantes, em Jaguaripe, tiveram início com um belo desfile do tradicional Terno do Sol que, há 18 anos percorre principais ruas da cidade. Utilizando trajes estilizados e ostentando adereços inerentes à religiosidade, os participantes contaram com os acordes de uma banda que, entoando páginas musicais pertinentes à devoção, propiciaram destreza e encanto por parte de sus participantes.
A gestão municipal Dr. Fábio Nonato – Adé tencionam, além do Terno do Sol, hipotecar apoio à todas vertentes culturais reinantes no município e que fazem parte de todo um legado cultural que atravessa gerações. Mais que isso, fazer com que atividade dessa magnitude contribuam, de fato, para incremento turístico num município que tem vocações naturais, por ser detentor de um riquíssimo patrimônio cultural em que se insere edificações estilo barroco, presente nas igrejas, paço municipal, etc.
CÃMARA TURÍSTICA BAÍA DE TODOS OS SANTOS
É importante, também, que o município de Jaguaripe possa ratificar adesão à CTBTS (Cãmara Turística Baía de Todos os Santos) que, de maneira que seja inserida no mapa Mtur 2025. Ações paralelas como essa são deveras importantes na medida em projetos sejam desenvolvidos e que, a partir de suas aprovações, recursos possam ser canalizados.
Além do turismo náutico e o Rio Jaguaripe abre essa possiblidade, pode ser incrementados o turismo rural, dentre outras vertentes possíveis.