Dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes Santo Antonio de Jesus é o último a apresentar primeiro caso positivo de coronavírus

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em coletiva de imprensa realizada no Centro Cultural,  na manhã dessa sexta-feira, 01, Dia do Trabalhador, o prefeito Rogério Andrade e o Secretário de Saúde Leandro Lobo anunciaram o primeiro caso positivo de COVID-19 no município de Santo Antonio de Jesus.

Município que, em que pese ser polo regional e contar com uma população estimada em mais de 100 mil habitantes, ainda não figurava nas estatísticas de ocorrências, graças às ações preliminares adotadas, embora se soubesse que a materialização pudesse ocorrer a qualquer momento, através de casos “importados”, com o foi. 

Egresso de outro município, o contaminado é santoantoniense, idoso, apresenta comorbidade (é diabético) e tudo indica que a contaminação ocorreu entre os dias 16 a 18/04. Apresentava um estado febril, tosse e mal estar. Do ponto de vista clínico, está a 24 horas sem febre, sem dispneia e vem evoluindo por conseguinte, muito bem. Informações dão conta de que outros 5 (cinco) pacientes estão na fila de espera de resultados, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde Municipal. 

Prefeito e secretário responderam a vários questionamentos. Segundo o chefe do executivo municipal o município tem feito uma séria de ações: citou corte dos salários dele, vice, secretários e cargos de confiança; preservou parceria com a Santa Casa de Misericórdia, mantém a política de distribuição de renda; efetuou distribuição de peixes às famílias carentes e manteve o cartão Saj Cidadão.

O secretário Leandro Lobo, por sua vez, dentre outras situações discorreu a respeito da disponibilidade de leitos e UTIs no município e como tem sido a relação com outros municípios da região, principalmente no tocante aos pacientes que frequentam a Policlínica Municipal. 

O prefeito asseverou que o desconto do IPTU continua e que deverá apreciar a extensão do prazo de pagamento. O secretário adiantou que as barreiras continuarão, todavia, terão caráter pedagógico (orientações). O chefe do executivo destacou que a abertura da UPA teve que ser adiada, em face da necessidade de ajustes finais mas que, logo logo estará sendo entregue à população e que o município deverá ter um dispêndio de mais de 1 milhão de reais por mês. 

No tocante as fake news que foram divulgadas com relação ao coronavírus, o prefeito informou que a procuradoria já deu entrada em uma representação junto ao Ministério Público. Questionado a respeito da situação dos músicos, o prefeito externou que já foi feita uma primeira reunião e que sua gestão está estudando meios legais em busca de uma saída que possa minorar q situação por eles enfrentada.