CTBTS realiza Fórum de Turismo Nazaré e firma compromissos para 2024

Evento reuniu autoridades de diversos municípios da região

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde dessa segunda-feira, 27, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Nazaré -BA o Fórum de Turismo, realizado pela Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos – CTBTS, entidade representativa sob a presidência do professor Carlos Silveira.

PERSONALIDADES PRESENTES

Além do anfitrião do evento, presenças de Eunice Barreto Peixoto (Prefeita Municipal), Dr. José Augusto Maciel Torres (Cônsul do Siri Lanka),Vavá (vice-prefeito de Muniz Ferreira); secretários de turismo (Luciano Miranda, de Muritiba), Jorge Teixeira- Salinas da Margarida),  André Reis (Vera Cruz), Andreia (Diretora de Turismo de Nazaré), Jansen Duarte (Aratuípe); secretárias municipais de Nazaré  Isleide Imbiruçu (Educação), Samantha Falcão (Saúde), Andréia (Diretora de Cultura e Turismo).

Também presentes, Dra Célia Cavalcante (Secretária de Educação), Pepezinho (Coord. administrativo), Rosiel Freire (Secretário de Cultura e Turismo), bem como Wagner (ex-prefeito de Itiruçu e pré-candidato a vice no município),representando Jaguaripe; Vavá (vice-prefeito), Ju Gavasi (Diretor de Cultura), Lucas (Diretor de Turismo), por Muniz Ferreira; Sílvia Brito (Secretária de Cultura, Turismo e Juventude) e Abílio Neto (Diretor de Cultura), Marcelo Santos (Presidente da FENACAB), por Santo Antonio de Jesus; Mara Borges (Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de D.M. Costa); Renato Rocha (Diretor de Agricultura em Conceição do Almeida); Lourenço Carvalho, produtor musical, dentre outras personalidades.

Coube a Ciran Cardoso (historiadora, doutora em Cultura e Diretora da CTBTS) logo após abertura do evento, por parte do presidente Carlos Silveira, proferir as palavras iniciais sobre o propósito dessa entidade em desenvolver ações que possam fomentar o turismo na Baía de Todos os Santos, tendo como pano de fundo a geração de emprego e renda.

TÍTULO HONORIS CAUSA

A prefeita de Nazaré, Eunice Barreto, recebeu o título honoris causa pelo relevante trabalho que vem realizando no município de Nazaré, em especial, no que concerne à cultura e turismo.

PARCERIA

Marcelo Santos, representando a FENACAB – Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro como Supervisor Nacional, firmou compromisso, após solicitação da Diretora de Turismo da CTBTS, Dra Ciran Cardoso, em atuar na parceria institucional pela FENACAB em favor da concretização do Museu Virtual do Culto Afro Brasileiro, em especial na região do Recôncavo da Bahia.

PRONUNCIAMENTOS

Personalidades que fizeram uso da palavra, em suas falas, destacaram a importância do evento, e externaram propósitos de colaboração em torno do fortalecimento da cultura e turismo em seus municípios, contribuindo, por conseguinte, de forma conjunta e harmónica, para a materialização dos propósitos ora estabelecidos.

O presidente Carlos Silveira, teve oportunidade de declamar uma bela poesia, enfatizando a importância de Nazaré no contexto histórico da Baía ude Todos os Santos.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Os visitantes tiveram oportunidade de ouvir os acordes da Filarmônica do Aprendizado Manoel Clemente Caldas, seja na chegada ao evento, seja no salão de evento, com a entoação do Hino da Cidade. Também destacável a apresentação musical de Míriam Nascimento que, ao lado de Paulinho Cabedal, mostraram a essência da musicalidade brasileira e, mais que isso, porque Nazaré é um dos maiores celeiros musicais da Bahia.  No que tange à organização do evento, a relevante participação de Lorenna Viegas.

AÇÕES SUSTENTÁVEIS

O Fórum de Turismo sediado em Nazaré, promovido pela CTBTS e com foco na agenda 2024, representou um marco essencial para a estratégia contínua de fortalecimento do turismo na região da Baía de Todos os Santos. Sob a liderança destacada de Carlos Silveira, presidente da entidade, o evento reuniu autoridades municipais, representantes dos segmentos de cultura e turismo para delinearem ações sustentáveis para o próximo ano.

COMPROMISSOS FIRMADOS

Obviamente, é imperativo que municípios que se engajaram no processo e receberam selo turístico (condição necessária para que possam se habilitar junto ao Ministério do Turismo no que concerne ao repasses de recursos, à luz de projetos aprovados), possam, deveras, cumprir compromissos firmados, também, com a CTBTS,  para o alcance de resultados.

PUBLICAREMOS VÍDEOS, APÓS EDIÇÕES