Convidado pelo Diretor de Turismo Lucas Sales e recebido pelo prefeito Prof. Gileno, em Muniz Ferreira, Carlos Silveira, presidente da CTBTS, trata de elaboração de oficinas prol desse segmento

Por ANTONIO MASCARENHAS

A cidade de Muniz Ferreira, no recôncavo baiano, além de sua localização estratégica, num município que detém uma área territorial de 104,540 km quadrados, é detentora de  um dos mais belos cartões postais da Bahia: a orla municipal que, diga-se de passagem, foi alvo, recentemente, de uma completa revitalização por parte da atual gestão Gileno-Vavá, tendo recebido, no bojo de intervenções de infraestrutura, nova iluminação à led que contemplou toda extensão da cidade. 

O município de Muniz Ferreira esboça grande potencialidade agrícola, dando forte impulso à agricultura familiar, em especial, no cultivo à banana. Consubstanciada nesse ímpeto desenvolvimentista  é que a atual gestão, à luz de planejamento, tem procurado desenvolver condições necessárias para que toda uma logística possa ser disponibilizada em prol  da geração de emprego e renda. 

VIÉS TURÍSTICO

Além de toda uma pujança nesses dois pilares de desenvolvimento (agricultura e comércio), Muniz Ferreira tem a primazia de ser banhada pelas águas do Rio Jaguaripe que, mais do que contribuir para o surgimento da cidade e dar asas ao seu desenvolvimento, dá-lhe vida, graciosidade. A orla municipal é fruto de tudo isso. 

Amoldada ao seu bucólico relevo, a cidade inspira. E, nessa inspiração, poetas não têm dificuldades para que seus versos aflorem. Além da cidade, no município como um todo,  paisagens que propiciam encantos a todos que a contemplam. Por conta disso, o turismo rural tende a ser uma das principais atrações nessas paragens. 

Como não bastasse, o fato de Muniz Ferreira situar-se no epicentro, no “corredor econômico” que será estabelecido com a construção da ponte Salvador-Itaparica, ligando toda região, em direção à ferrovia leste-oeste, já vem sendo alvo de olheiros que têm, naturalmente, olhares mais “aguçados”. A possibilidade de instalações de hotéis-fazenda, pousadas, indústrias,  empreendimentos habitacionais, nessas paradisíacas localidades do município, é, convenhamos, uma realidade. Preparar-se para atendimento a essa demanda, é imperiosa necessidade. 

Antevendo essas démarches, essas possibilidades é que o Diretor de Turismo de Muniz Ferreira, Lucas Sales, formulou convite a Carlos Silveira (eleito, recentemente Presidente da CTBTS – Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos) para um encontro, às 10h dessa segunda-feira, 07,  com o prefeito do município, Professor Gileno, oportunidade em que foram tratados procedimentos para realização de oficinas em prol da elaboração do PGTM (Plano Gestor do Turismo Municipal).