O Comitê de Assuntos Tributários (“Ways and Means”) da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos disse ontem (3) que se opôs ao plano do governo Trump de expandir os laços econômicos com o Brasil. A justificativa é o histórico do governo de Jair Bolsonaro no que diz respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente. A informação foi divulgada pelo G1.
“Nós nos opomos fortemente a buscar qualquer tipo de acordo comercial com o governo Bolsonaro no Brasil. O aprimoramento do relacionamento econômico entre os EUA e o Brasil, neste momento, iria minar os esforços dos defensores dos direitos humanos, trabalhistas e ambientais brasileiros para promover o estado de direito e proteger e preservar comunidades marginalizadas”, escreveram os participantes do Comitê presidido por Richard Neal.
No mês passado, autoridades comerciais dos EUA e do Brasil concordaram em acelerar as negociações com o objetivo de concluir um acordo em torno das regras comerciais e da transparência neste ano.Foto :Arquivo/Agência Brasil. Metro 1