A Bahia ultrapassou a marca de quatro mil casos de coronavírus na tarde desta terça-feira (5). De acordo com os números oficiais da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), são exatos 4.040 diagnósticos para Covid-19, 306 a mais do que na segunda (4).
Esse aumento, adiantado pelo titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, representa um recorde de registros da doença em 24 horas. O secretário também informou, na abertura da live “Papo Correria” com o governador Rui Costa (PT)”, que há 146 óbitos, cinco a mais do que ontem.
Logo depois, a Sesab divulgou o boletim cotidiano, com mais informações: há 3.032 pessoas ainda monitoras pelo vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19 e 862 pacientes recuperados. Nos casos de internação, há 394 pessoas em leitos clínicos do Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para coronavírus, e 194 pacientes em leitos de UTI adulto e pediátrico.
Quanto aos casos fatais, as mortes foram registradas em diversos municípios baianos. São 95 óbitos em Salvador e os demais espalhados em Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1); Catu (1); Feira de Santana (2); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (5); Ipiaú (2); Itabuna (6); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vereda (1); e Vitória da Conquista (4). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas de hoje.
Além das três mortes confirmadas nesta terça e já relatadas no boletim das 12h, o levantamento atual contabiliza a morte de um homem de 73 anos, com histórico de diabetes, e outro homem de 38 anos, sem comorbidades. Ambos residiam em Salvador e estavam hospedados em hospitais públicos da cidade. O idoso morreu na última quinta (30), já o adulto faleceu na quarta (29). (Atualizada às 19h46). Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias. Bahia Noticias.