quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioMUNICÍPIOSSALINAS DA MARGARIDACom 18 contas aprovadas em 5 mandados, prefeito Wilson dá exemplo de...

Com 18 contas aprovadas em 5 mandados, prefeito Wilson dá exemplo de compromisso com o erário público, em Salinas da Margtarida

Por ANTONIO MASCARENHAS

As contas públicas municipais são submetidas à aprovação no ano seguinte do exercício financeiro e o prefeito de Salinas, Wilson Pedreira, acaba de receber a aprovação referente ao exercício de 2022, totalizando 18 contas aprovadas em seus  5 mandatos a frente do poder executivo nesses receptivo município sediado na Ilha de Itaparica.

Obviamente, gerenciar com esmero as contas municipais, é um dever de todos os gestores que conduzem seus municípios, em todo o país. Por outro lado, convenhamos, nem todos conseguem lidar com o dinheiro público de  forma eficaz, comprometida, à luz dos ditames da  transparência e da impessoalidade.

ENDIVIDAMENTO PÚBLICO EM TODO O PAÍS

As finanças de cada município devem ser, sempre, equilibradas, buscando, dentro do possível, superavit financeiro, ou seja, receita superior às despesas. Obviamente, vez ou outra, diante de eventuais necessidades de investimentos em determinados setores, esporadicamente, empréstimos possam ser tomadas, desde que haja necessidade extrema e que contem com aprovação do poder legislativo. Projetos que, deveras, tenham por escopo beneficiar a população e estejam em consonância com a saúde financeira de cada um.

Afora isso, cada município tem que saber aplicar recursos próprios ou os auferidos mensalmente, por transferências de outras instâncias (estadual e federal), de forma eficaz, equilibrada.

É muito fácil um gestor contrair empréstimos milionários, de forma irresponsável, e deixar para sucessores a liquidação dos mesmos, comprometendo o funcionamento da máquina pública municipal  como um todo, deixando serviços essenciais totalmente vulneráveis, por anos afora.

AUSTERIDADE E TRANSPARÊNCIA

De conformidade com informações que chegam à redação da Tvsaj, em Salinas da Margarida, o equilíbrio financeiro serve de exemplo não apenas para a região mas, por extensão, a todo o país.

Nesse contexto, contabilizar mais um ano de contas aprovadas, para o prefeito Wilson Pedreira, já é rotina. Nesse diapasão, aproveitando o ensejo, é imperativo que esses louros sejam divididos com a Secretaria de Finanças, hoje, sob a égide de Patrícia e todos os secretários que, de forma responsável, conduzem, com esmero, suas pastas, sob o comando do grande timoneiro.

Matérias relacionadas