As escolas da rede estadual de ensino localizadas no Território Bacia do Jacuípe e pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação do Ipirá (NTE 15) estão recebendo, até esta sexta-feira (8), visitas do Projeto Ouvidoria Vai à Escola. A iniciativa da Secretaria da Educação (SEC), realizada em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), tem o propósito de divulgar os canais de acesso com os setores da SEC e fortalecer a cidadania e a gestão democrática, bem como incentivar a participação e o protagonismo estudantil.
Na quarta-feira (6), no período da manhã, a equipe técnica visitou o Colégio Estadual de Tempo Integral Abelardo Moreira, em Mairi, e o Colégio Estadual de Tempo Integral Eufrásio Gonçalves de Almeida, em Pintadas. Já à tarde, a iniciativa chegou aos colégios estaduais Professora Maria Bastos Melo e de Tempo Integral Professor Arismário Sena Ferreira, ambos em Ipirá.
A técnica da Ouvidoria da Secretaria da Educação e coordenadora dos Jovens Ouvidores, Emmanuelle Menezes, falou sobre o suporte nas escolas. “Durante as visitas, nós apresentamos os canais da Ouvidoria, mostramos aos estudantes os lugares corretos para realizar as suas reclamações e denúncias, assim como conversarmos sobre o fortalecer o protagonismo estudantil dentro das unidades escolares. Também dialogamos com a gestão, juntamente com a parceria da Corregedoria da Educação, para orientar e encaminhar algumas demandas visando tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz”.
Para o estudante e líder de classe, Hugo Silva, 17 anos, 3º ano, do Colégio Estadual Professora Maria Bastos Melo, o trabalho do órgão é fundamental. “Vejo um potencial muito incrível na Ouvidoria, pois requer muitos meios para transformar o ambiente escolar. Além disso, são realizados vários projetos importantes e que ajudam bastante”, disse.
Já a estudante Mariane Fonseca, 16 anos, do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Arismário Sena Ferreira, falou de sua atuação como Jovem Ouvidora. “Eu acho muito importante esta função, porque consigo relatar as demandas dos estudantes e da escola”.
Fonte: Ascom/SEC