Com 22.672 servidores efetivos no quadro funcional, a Prefeitura Municipal de Salvador tem no elemento humano o fator principal no sucesso do funcionamento de sua engrenagem. Segundo servidores com mais de quatro décadas de casa, amor, dedicação, atualização e trabalho duro configuram o combo que garante longevidade e frescor nessa função que, segundo eles, depende de vocação e vontade para dar certo ao longo dos anos. Instituído nacionalmente durante o Estado Novo, este ano o Dia do Servidor é comemorado no dia 28 de outubro e, apesar de não ser um feriado nacional, é ponto facultativo na capital baiana.
Do lado institucional, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) cuida dos servidores o ano inteiro, com capacitações e palestras, somando algo entre 10 e 15 edições por mês. Somente em 2024, a Semge capacitou 16.985 colaboradores. Ao todo, foram realizadas 83 capacitações presenciais e outras 15 de forma virtual.
Como exemplo, no último mês a Semge promoveu um evento voltado para saúde mental dos servidores, com o propósito de alinhar a questão do serviço público com a saúde mental, com o foco de melhorar a qualidade de vida do servidor, seja no trabalho ou na vida pessoal.
Na esteira desse trabalho junto aos colaboradores, a pasta busca capacitá-los para desenvolver um trabalho melhor, melhorar a produtividade, ter uma comunicação mais assertiva, dentre outros. Isso acontece por meio de cursos voltados para o crescimento pessoal e profissional, com dinâmica voltada para a educação corporativa, por meio de temas que são demandados pelos próprios servidores.
“Ingressei na Prefeitura através da extinta Transur (Transportes Urbanos) em 1984 e, já no ano de 1989, passei a trabalhar na Semge, onde estou até hoje. Entrei como secretária e ao longo dos anos fui promovida a chefe do setor, supervisora e, atualmente, sou assessora da Diretoria de Gestão de Pessoas. Além disso, coordenei por 6 anos o campeonato de futebol do servidor municipal. O serviço público foi meu primeiro e único emprego até hoje. É algo que precisa de dedicação, fazer com amor para realizar um bom trabalho. Não é algo fácil, é sempre um desafio que deixe empenho e dedicação. É necessário saber servir e gostaria daquilo que faz”, afirma Tânia Pinto, 58, que completou 40 anos de serviço público municipal em 2024, estando atualmente na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), da Semge.
Vocação e dever são, na visão de Amir Carlos, chefe do Setor de Gestão de Pessoas (SEGEP) da Semge, os princípios básicos para quem almeja ingressar, seguir e ser bem sucedido nesta área. “Iniciei minha trajetória na Prefeitura em 1974, aos 19 anos, ainda na antiga empresa de limpeza pública que, anos depois deu lugar à criação da Limpurb, seguindo depois para a então Secretaria de Administração, culminando no que hoje é a Semge. No início, trabalhei com a unificação das folhas de pagamento de Salvador, que antes eram separadas em cada órgão. Estive ainda na Controladoria Geral do Município, retornando então para a Semge. Acho que essa trajetória de cinco décadas só foi possível devido à dedicação, vocação e ao entendimento de que o serviço público é uma missão, e que as pessoas precisam exercer esse trabalho com seriedade. Cheguei jovem e me desenvolvi e tenho minha vida toda ligada ao serviço público”, afirma o servidor, que completou 50 anos de serviço público neste mês de outubro.
“Ser servidor público é, antes de tudo, aprender continuamente a servir”, ressalta Manoel Carlos Silva, que há 39 anos atua no Setor de Gestão de Serviços (GEPS) da Semge. “O importante é ter dedicação e amor ao serviço público. Neste trabalho formei família e sempre fiz aquilo que gosto. Sem esse prazer pela profissão, não adianta nem começar. É preciso se relacionar bem com os colegas, fazer um bom trabalho, que o resto vem”, completa.
Texto: Eduardo Santos / Secom PMS