A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por algumas alterações nos últimos anos, a fim de garantir maior segurança do documento e sua adequação ao padrão internacional de autenticação. Apesar disso, ainda não é necessário que os motoristas se preocupem com a operação para proteger a nova versão.
Isso ocorre porque as qualificações tradicionais permanecerão válidas até o final de sua validade.
Entre as principais mudanças na nova qualificação, podemos destacar sua cor, layout das informações e data de validade para renovação. Ele será renovado a partir de agora de acordo com a idade do motorista.
Além disso, foram introduzidas algumas novas subcategorias para facilitar a identificação nas inspecções.
Mudanças na CNH
Depois de obter a nova carteira de motorista, o motorista já notará diferenças nas cores do documento. O modelo antigo, que era principalmente verde escuro, agora foi substituído por verde claro, juntamente com azul, cinza e amarelo. Além disso, outra alteração no layout do documento diz respeito à assinatura.
Anteriormente, a assinatura do motorista estava na parte inferior da CNH. Na nova versão, o item fica logo abaixo da imagem do motorista. Dessa forma, a parte inferior da habilitação tem uma tabela de subcategorias.
Tendo em vista a padronização internacional do documento, houve a necessidade de inclusão de subcategorias nas categorias tradicionais brasileiras (A, B, C, D e E).
Foram adicionadas as subcategorias B1, C1, C1, C1E, D1 e D1E, localizadas fora do Brasil. As mudanças não são apenas no campo visível para o motorista.
Com a nova CNH, outros recursos de segurança adicionais foram adicionados à carteira. O novo documento exibe códigos de segurança mais modernos, como tintas de efeito anti-scanner, que reagem à ocorrência de luz UV.
Alteração também sobre o prazo de renovação
Além das alterações no design do documento, a principal alteração na nova qualificação está associada às datas de validade. Desta forma, o período de renovação do documento será alterado de acordo com a idade do motorista.
Apenas a validade da carteira de motorista permanece a mesma, ou seja, um ano.
Veja o novo prazo de renovação da CNH:
Condutores até 49 anos: dez anos;
Entre 50 e 69 anos: cinco anos;
Mais de 69 anos: três anos.
Imagem (divulgação), 4 rodas.
Matéria, empregalidaddee Brasil.