A cerimônia de posse da nova presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Dinsjani Pereira, ocorreu na tarde desta quarta-feira (30), no Teatro Gregório de Mattos, localizado na Praça Castro Alves, em Salvador. Ela assume a liderança do conselho para o mandato 2024-2026, sucedendo Leu Brasil, que agora ocupa a vice-presidência.
O CMDCA é composto por representantes de órgãos governamentais e de entidades da sociedade civil, com uma representação que promove políticas públicas voltadas à infância e juventude. Durante a posse, Dinsjani Pereira falou sobre o compromisso da nova gestão com a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
“Nosso principal objetivo no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador será proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes. Contamos com sete conselheiros titulares, tanto do setor governamental quanto da sociedade civil, num esforço conjunto para assegurar esses direitos”, disse a nova presidente.
“Como representante do governo, minha missão é fazer valer esses direitos, fortalecer as ações já existentes e implementar novas iniciativas para que, cada vez mais, possamos reduzir os casos de violência e garantir um ambiente seguro para todos”, completou Dinsjani.
Avanços – Presente na cerimônia, Leu Brasil, que deixa a presidência do conselho, ressaltou os avanços alcançados nos últimos anos, como o aumento no número de conselhos tutelares e a ampliação dos recursos disponíveis para as entidades que atendem crianças e adolescentes.
“Conseguimos viabilizar recursos significativos para crianças e adolescentes por meio de dois editais de chamamento público do Fundo da Criança e do Adolescente, totalizando R$ 18 milhões, destinados às entidades de atendimento”, citou.
“Expandimos o número de conselhos tutelares em Salvador de 18 para 24 e promovemos diversas capacitações ao longo da gestão. Deixamos agora, para a nova presidente, esses recursos e o compromisso de dar continuidade a projetos e capacitações junto às entidades de atendimento, aos conselhos tutelares e ao próprio Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esperamos, também, que o governo continue apoiando a formulação de políticas públicas voltadas para esse público”, acrescentou Leu.
A secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPMJ), Fernanda Lordêlo, também participou do evento, reforçando a importância da participação conjunta do governo e da sociedade civil na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Uma das missões que o prefeito Bruno Reis me deu, foi o fortalecimento aos conselhos tutelares. É um compromisso dessa gestão a pauta da infância e juventude. Estamos melhorando e melhoraremos cada vez mais, pois quando temos boa vontade e força de trabalho, as coisas acontecem”, iniciou.
“Que a gente nunca esqueça nosso público fim, que são as crianças e adolescentes, e esse público demanda cuidado e proteções. A indicação de Dinsjani não é da secretária, nem do prefeito, é um pedido de todo o sistema de Justiça. Então, você que é uma mulher negra potente, nunca fugiu de nenhum desafio, tenho certeza que fará um ótimo trabalho. Confio e respeito o seu trabalho”, continuou Fernanda.
Na ocasião, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, desejou sucesso à nova gestão do conselho e reafirmou o compromisso da Prefeitura “em continuar avançando nas políticas públicas em defesa das crianças e adolescentes soteropolitanos”.
Texto: Mateus Soares/ Secom PMS