E a ponte Salvador-Itaparica vai mesmo andar? Só espera a pandemia passar. A palavra quem dá é Qi Hui Zhu, presidente da CR-20 no Brasil, a empresa chinesa que lidera o time do projeto.
Mas, muito mais que isso, os chineses lançam os olhares também pelo litoral baiano, especialmente a parte que será diretamente impactada. Um dos alvos é a construção de hotéis de luxo e condomínios idem. Algo específico em vista? Com a palavra Qi Hui Zhu:
– Neste momento tudo é negócio. E negócio é segredo.
Ele falou e soltou uma boa risada. Claro que já tem alvos na mira, mas sabe que alarido nesses casos é gol contra, favorece a especulação.
Périplo — Qi Hui Zhu liderou esta semana um grupo de compatriotas também integrado por Xiao Hui Shao, diretor geral da CR-20, Jiao Jiao Qu, vice-diretora de marketing, e Dong Liang Zhang, da CRCC Investimentos, outra empresa chinesa no negócio, e deu um giro pelo interior baiano.
Ou melhor: fizeram por terra um percurso que já fizeram pelo ar. Foram a Itaparica, Nazaré, Valença e Santo Antônio de Jesus, municípios que serão diretamente impactados.
Hui Zhu conta que a CR-20 tem larga expertise em tocar projetos, do estudo à operação, de rodovias, ferrovias e metrôs na China e na África, países como Angola, Moçambique e Mongólia. E aqui, é visível que a infraestrutura precisa de uma boa melhorada. Que é, é. Só não se sabe é quando será.Imagem, Ascom, SDE.Por Levi Vasconcelos. A Tarde.