Tendo por escopo a elaboração de ações em prol do desenvolvimento da Baía de Todos os Santos, a Prefeitura Municipal de Salvador acaba de criar o Comitê Náutico, nesse município. Uma iniciativa que, com certeza, dará importante impulso a esse segmento na capital do Estado, ao turismo e, por extensão, à geração de emprego e renda.
Todos os representantes eleitos foram empossados nessa segunda-feira, 26, pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis e o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Fábio Mota. Dentre eles, Carlos Silveira, Presidente do Comitê da Baía de Todos os Santos.
O Comitê Náutico de Salvador vai reunir membros das esferas municipal, estadual, federal e da sociedade civil com o objetivo de discutir e de sugerir estratégias para o fortalecimento do turismo e atividades náuticas na capital baiana.
Na cerimônia, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) apresentou um estudo com estratégias para o desenvolvimento econômico náutico no Município previstas para os próximos quatro anos. Uma das alternativas sugeridas foi a revitalização dos píeres de Salvador, começando pelo de Santa Maria situado na Barra, o que foi autorizado pela prefeitura já no evento. A intervenção vai viabilizar a criação de uma via náutica para a cidade.
“Nestes sete primeiros meses de gestão e de enfrentamento da pandemia, mesmo com o envolvimento para resolver uma série de questões, nós não deixamos de planejar e preparar a cidade. E agora que a pandemia começa a ceder, chegou o momento de avançarmos. Então, foi lançado esse comitê e realizado esse planejamento, por meio do Prodetur, para dinamizar e aproveitar esse potencial para Salvador”, destacou Bruno Reis.
O planejamento para o desenvolvimento da economia náutica de Salvador prevê estratégias com o a recuperação e modernização de rampas públicas de acesso ao mar; o apoio e incentivo à construção e adequação de espaços para novas marinas; o apoio institucional à legalização das marinas existentes; o planejamento para a criação de uma via náutica em Salvador e a realização de iniciativas para a recuperação ambiental do mar.
Também estão em pauta o programa de saneamento e a implementação de projetos náuticos sociais, por meio da criação de escolas de atividades náuticas e de cursos e qualificação profissional em náutica para jovens carentes; investimento na revitalização dos passeios náuticos desenvolvidos pelas escunas; resgate e revitalização socioeconômica dos saveiros; criação de projetos para a captação de eventos náuticos nacionais e internacionais; realização do primeiro salão náutico de Salvador; valorização da arqueologia subaquática e da etnografia do mar e criação do SAC náutico da cidade para ajudar o navegante que chega à capital.
Relação dos Membros Titulares do Comitê Náutico de Salvador:
Fábio Mota, Carlos Silveira, Aleixo Belov, Mila Paes, Mario Dantas, Isaac Edington, Leilane Loureiro, Divaldo Borges, Antônio Eduardo Abreu, Carlos Cardoso, Francisco Brandão, Pedro Mutti, Santiago Coelho, Livio Garcia, Cláudio British, Tânia Scofield, Isabela Suarez, Jorge Khoury, João Resch e Maurício Mauk.
“É gratificante sabermos que, nosso trabalho a frente da CTBTS já começa produzir resultados, na medida em que cada município participante já esboça iniciativas que se coadunam, não apenas com os propósitos da nova Diretoria mas, com os pressupostos que defendemos que são o desenvolvimento da Baia de Todos os Santos como um todo. Parabenizamos o prefeito Bruno Reis, o Secretário Fábio Mota, pela iniciativa e a todos que estão engajados nesse projeto, pontuou Carlos Silveira, presidente da CTBTS. Fotos, SECOM da Prefeitura de Salvador.