Por Henrique Brinco
A vice-prefeita de Candeias, Marivalda (PT), recebeu o apoio público do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acerca de sua pré-candidatura à prefeita de Candeias. Ela foi alvo de uma fake news com o uso de inteligência artificial por adversários. Em um vídeo criado por criminosos, o governador aparece com a voz manipula falando que a petista teria que ter apoio dos ‘meninos’ para ser candidata. A técnica de adulteração de sons e imagens é conhecida como deepfake. A voz e até a aparência de alguém podem ser recriadas artificialmente.
O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, em nota, reafirmou a pré-candidatura de Marivalda e que, além disso, conta com a unidade do grupo governista para disputar o pleito na cidade. “Marivalda é nossa candidata e candidata do governador Jerônimo”, afirmou. Éden disse que é preciso reafirmar a posição nesse momento em que fake news. “Estamos junto à Justiça para descobrir quem são os responsáveis por essa mentira e punir, na forma da lei, os responsáveis. Todos precisamos estar atentos, sobretudo nesse período de eleições, a esses artifícios usados para confundir e enganar os eleitores. Nós estamos com Marivalda e acreditamos em sua capacidade de trabalho, de promover grandes melhorias em Candeias e estamos confiantes em sua vitória”, afirmou o presidente Éden.
Marivalda, por sua vez, agradeceu a definição de Jerônimo pelo seu nome. “Me sinto mais entusiasmada ainda, até porque a gente já vem fazendo parte do projeto, acreditamos que a cidade de Candeias vem abraçando isso ao longo de décadas porque o PT sempre teve uma votação muito expressiva na cidade, tanto para deputados federais e estaduais. As últimas eleições também foram uma demonstração clara de que o povo de Candeias quer ter uma administração petista, e essa fala do governador só veio nos trazer um alento maior e vai de acordo com a vontade da população, que aprova o governo de Jerônimo e de nosso presidente Lula, e que vem acompanhando nosso trabalho na cidade, e já nos indicando na liderança das pesquisas”, disse a pré-candidata do PT.
Já Jerônimo lamentou o caso. “Realmente eu nunca tinha visto minha voz em um feito daquela característica, a inteligência artificial, eu não falei nada daquilo que ali está, pelo contrário, eu reafirmei que em Candeias, vou repetir aqui, nós estamos juntando o nosso grupo, falei bem claro isso, hoje quem lidera é Marivalda”, destacou o governador.
“Terei o maior prazer de dentro do município de Candeias, uma articulação das forças que me apoiaram, em apoiar uma mulher, como Marivalda vice-prefeita, o município já credenciou Marivalda a vice, porque que Marivalda não pode ser prefeita? Então, se no meu grupo político a decisão for essa (de oficializar o nome de Marivalda), eu vou entrar em campanha, vou contribuir, vou ajudar”, ressaltou Jerônimo Rodrigues. Foto divulgação. Tribuna da Bahia