Os campeões baianos de skate da modalidade street, que estará presente nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, foram conhecidos no último final de semana. No sábado, 31, e no domingo, 01, na Pista de Skate Pública dos Barris, localizada na capital baiana, aconteceu a última etapa do Circuito Baiano deste ano, que movimentou o esporte durante seis meses, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O Circuito Baiano de Skate 2024 é realizado e homologado pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (Feseb), além do apoio da Sudesb e da Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação/Curso de Educação Física. Diretor-geral da autarquia estadual, Vicente Neto comemora a realização do circuito.
“O skate está caindo cada vez mais no gosto e na torcida tanto dos brasileiros quanto dos baianos por causa desse destaque internacional dos nossos e das nossas skatistas, que brilham até no cenário olímpico. A Bahia não poderia ficar de fora com o incentivo massivo da nossa autarquia no fomento à modalidade por meio deste circuito que movimenta o esporte nos últimos anos. Ficamos muito felizes em ver novos talentos sendo descobertos a partir dessa competição e da nossa política pública”, pontua Vicente.
Com os resultados da última etapa, as campeãs femininas foram: Valentina Barreto, de Lauro de Freitas; Alice França, de Simões Filho; e Camilly Victoria, de Aracaju-SE. As três venceram nas categorias Mirim, Iniciante e Amadora, respectivamente. No naipe masculino, os campeões foram: Antony Ferreira, de Ilhéus; John Milke, de Nossa Senhora do Socorro-SE; Thiago Nunes, de Feira de Santana; e Jailson Santana, de Feira de Santana. Os quatro skatistas venceram nas categorias Mirim, Iniciante, Amador e Master.
“Participaram desta edição 153 atletas. Vieram skatistas de quase 20 cidades da Bahia, além de competidores de Sergipe, Ceará e São Paulo. Isso mostra o tamanho da cena existente na Bahia. Nossa expectativa é que em 2025 o evento volte ainda maior mais relevante”, comemora André Borges, Diretor de Competições da Feseb.
Para conferir o ranking final de 2024, basta acessar o site do Circuito Baiano, através do link https://www.circuitobaianodeskate.com.br/, ou pelo Instagram, no endereço https://www.instagram.com/cbssa24?igsh=NDl0b241dGlicmNx.
Este ano, quatro competições fizeram parte do projeto: a etapa Poçoense de Skate, que ocorreu no município de Poções e se adequou as regras da competição, no sudoeste baiano, no mês de agosto; a 1ª etapa, realizado na Ribeira, em Salvador; a 2ª etapa, que aconteceu em Camaçari; e a última etapa, que movimentou o bairro dos Barris, em Salvador.“A ideia de interiorizar ainda mais o skate segue em pleno andamento e nossa intenção é que em 2025 consigamos mobilizar ainda mais atletas e cidades”, complementa Ernesto Belote, Coordenador Geral do Circuito Baiano de Skate 2024.
“Sempre é bom ressaltar que o Circuito Baiano seguiu classificando skatistas baianos para torneios nacionais. Este ano classificamos skatistas para o Campeonato Brasileiro amador e master, que vai acontecer em Santos-SP, e para o nacional sub-16 que será realizado em Natal-RN. O apoio de todas as instituições e empresas foram de grande valia para o sucesso do nosso projeto. À Sudesb, todo o nosso agradecimento por viabilizar as etapas através do valioso fomento”, esclarece o responsável pela produção do evento, Romilson Augusto.
Campeões baianos de Skate Street 2024:
Feminino
Mirim: Valentina Barreto (Lauro de Freitas/BA);
Iniciante: Alice França (Simões Filho/BA);
Amador: Camilly Victoria (Aracaju/SE).
Masculino
Mirim: Antony Ferreira (Ilhéus/BA);
Iniciante: John Milke (Nossa Senhora do Socorro/SE);
Amador: Thiago Nunes (Feira de Santana/BA);
Master: Jailson Santana (Feira de Santana/BA).
Fonte: Ascom/Sudesb