domingo, novembro 24, 2024
InícioBAHIACampanha de combate à violações de direito está nas ruas do São...

Campanha de combate à violações de direito está nas ruas do São João de Amargosa

A campanha ‘Respeito é Nosso Direito’, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), está nas ruas do São João de Amargosa, com a mensagem de respeito às diferenças e de inclusão social. Até segunda-feira (24), as mobilizações para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados e proteção de crianças, adolescentes, pessoas idosas, mulheres, negras, pessoas com deficiência, consumidores e trabalhadoras/es seguem no circuito da festa. O intuito é convocar a população a combater e denunciar possíveis casos de violações de direitos, através do canal nacional ‘Disque 100’ ou da busca por acolhimento no Plantão Integrado dos Direitos Humanos.

Cachoeira e Cruz das Almas também aderiram ao projeto. Em Amargosa, o posto fixo fica à disposição da população de 19 a 24 de junho; Cachoeira de 23 a 25; e Cruz das Almas nos dias 23 e 24. A abertura dos Plantões em Cachoeira e Cruz das Almas ocorrerá no domingo (23), primeiro dia de funcionamento, respectivamente, às 10h e às 14h.

Em Amargosa, o equipamento iniciou as atividades quarta-feira (19/06). As equipes da SJDH e da Secretaria de Assistência Social do município estão espalhadas pela Praça do Bosque, onde acontece a festa, monitorando casos de violações de direitos e distribuindo materiais informativos da campanha. Com foco no público infantojuvenil, as equipes volantes também realizam a ação preventiva de identificar crianças com pulseiras.

Foto: Ascom/SJDH

O enfrentamento às violações de direitos em eventos populares é uma das ações estratégicas da SJDH no âmbito do projeto ‘Direitos Humanos em Eventos Populares’, com destaque para o Plantão Integrado dos Direitos Humanos. Além da mobilização, as ações incluem o atendimento às pessoas com deficiência, através da Central de Intérpretes de Libras (Cilba); busca ativa e pulseira de identificação – para pessoas surdas e crianças -; proteção dos direitos dos consumidores – a partir da fiscalização dos estabelecimentos comerciais e orientação a fornecedores. O Plantão Integrado está disponível para o atendimento, acolhimento e acompanhamento de denúncias, das 15h às 00h.

“As festas juninas são espaços onde a tradição popular tem um apelo social muito grande. Precisamos garantir que os direitos sejam respeitados e que todas as pessoas possam aproveitar os festejos com tranquilidade e sem violações”, afirmou a superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJDH, Trícia Calmon.

Plantão Integrado

Coordenado pela SJDH, o Plantão Integrado é uma das ações estratégicas do projeto ‘Direitos Humanos em Eventos Populares’ que reúne órgãos públicos e entidades da sociedade civil para atuarem, de forma conjunta, na proteção e defesa dos direitos humanos, a partir do Comitê de Proteção Integral.

Fonte: Ascom/SJDH

Matérias relacionadas