sexta-feira, novembro 1, 2024
InícioBAHIABiblioteca Virtual Consuelo Pondé divulga Coletânea dos Cadernos de Educação do Ilê...

Biblioteca Virtual Consuelo Pondé divulga Coletânea dos Cadernos de Educação do Ilê Aiyê

Em comemoração aos 50 anos de fundação da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, celebrado em 1 de novembro, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, vinculada à Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), divulga a Coletânea dos “Cadernos de Educação do Ilê Aiyê”. A coleção é uma iniciativa significativa que busca valorizar e disseminar o conhecimento com uma metodologia interdisciplinar. Acesse: http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br

Os cadernos combinam textos, imagens, atividades práticas e reflexões, estimulando a participação ativa dos leitores, com uma abordagem que visa tornar o aprendizado mais contextualizado e significativo, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira.

Fundado em 1974, o Ilê Aiyê se tornou um símbolo da luta pela valorização da cultura negra no Brasil, e os cadernos são uma extensão desse legado, promovendo reflexões sobre identidade, educação e resistência. Os “Cadernos de Educação do Ilê Aiyê” têm como principal objetivo educar e conscientizar sobre a história e a cultura afro-brasileira, abordando temas como racismo, inclusão e cidadania. Eles se apresentam como ferramentas de apoio para educadores e estudantes, enriquecendo o currículo escolar com uma perspectiva afrocentrada.

Ilustração: Ascom/FPC

Cada caderno explora diferentes aspectos da cultura negra, incluindo a história da diáspora africana, mitologia e religiosidade afro-brasileira, além de artes, música e dança, apresentando experiências e narrativas de líderes e ativistas.

A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé: Especializada em História da Bahia, fundada em 02 de julho de 2011, os Acervos Virtuais hospedam a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé e sua sede administrativa fica localizada na Biblioteca Central do Estado da Bahia.

Disponibiliza dossiês, exposições, documentos históricos, revistas e podcasts especializados. O seu acervo é composto por obras que se encontram em domínio público ou que foram devidamente autorizadas pelos autores para publicação e guarda, de acordo com a Lei nº 9.610 dos Direitos Autorais, assim como links e referências do material disponibilizado na web referentes ao tema.

As exposições virtuais e websites produzidos têm como objetivo convidar seus visitantes a conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e da Bahia, seus acontecimentos e personagens que ajudaram a construir a nossa História.

Fonte: Ascom/FPC

Matérias relacionadas