No meio de tantas especulações e ameaças confirmadas na noite deste domingo, um depoimento jogou luz contra a criação da Superliga Europeia por parte de 12 clubes30. Ídolo do Manchester United e comentarista da TV inglesa “Sky Sports”, o ex-lateral-direito Gary Neville soltou o verbo contra os responsáveis pela novidade que promete abalar as estruturas do futebol.
Gary Neville responsabilizou, inclusive, o Manchester United, clube pelo qual ganhou 20 títulos em sua carreira como jogador entre 1992 e 2011. Ele definiu a Superliga como um crime e pediu que as entidades máximas do futebol punam severamente os clubes envolvidos.
“Eu torço pelo Manchester United há 40 anos na minha vida e estou com nojo. Absolutamente enojado. Estou com nojo principalmente do Manchester United e Liverpool. No Liverpool, eles dizem que “você nunca andará sozinho”, as pessoas do clube, os torcedores. Manchester United, 100 anos. Nascido de trabalhadores por aqui. E estão entrando em uma liga sem competição, da qual não podem ser rebaixados. É uma absoluta desgraça.
Honestamente, temos que lutar para recuperar o poder neste país pelos clubes que estão no topo desta liga. E isso inclui meu clube (Manchester United). Estou ligando há um ano, como parte de outro grupo, para que um regulador independente traga freios e contrapesos para impedir que isso aconteça. É pura ganância. Eles são impostores, eles não têm nada a ver. Os donos deste clube (Manchester United), os donos do Liverpool, os donos do Chelsea, os donos do Manchester City não têm nada a ver com o futebol neste país. Existem 100 anos de história neste país, de torcedores que viveram e amaram esses clubes. E eles precisam ser protegidos.
Eu me beneficiei do futebol enormemente. Eu ganhei dinheiro com futebol, investi milhões em futebol. Eu não sou contra dinheiro no futebol. Mas os princípios e o espírito de uma competição justa, o direito de jogar, para que o Leicester vença a Premier League, vá para a Champions… O Manchester United sequer está na Champions League. O Arsenal não está na Champions. Olhe para eles hoje. São uma bagunça em forma de clube no momento.
A motivação é a ganância. Tirem todos os pontos deles amanhã. Ponha-os na parte de baixo da liga. E tire o dinheiro deles. Sério. Você tem que pisar nisso. É um crime. É um ato criminoso contra os fãs de futebol neste país. Não se engane. Este é o maior esporte do mundo, o maior esporte deste país, é um ato criminoso contra os torcedores. Simples assim. Tirem os pontos. Tirem o dinheiro. E punam os clubes.
Você nunca ouve falar dos donos desses clubes. São “vendedores de garrafa”. Eles não têm voz. Eles provavelmente vão se esconder por algumas semanas e dizer que não têm nada a ver com isso. Eles só falam disso. Sério, no meio de uma pandemia, de uma crise econômica… Clubes das ligas nacionais quebrando, liberando jogadores. Clubes de ponta da League One (Terceira Divisão) e League Two (Quarta Divisão). Enquanto esse grupo está fazendo reuniões basicamente sobre se separar e gerar mais ganância. Piada”.Gary Neville, ex-jogador do Manchester United, em depoimento contra a Superliga de clubes — Foto: Reprodução / Sky Sports. gLOBO