O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) marcou presença, em Brasília, na oficina promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) sobre fiscalização do uso de recursos hídricos. O evento reuniu servidores de órgãos estaduais para discutir a modernização das ferramentas de monitoramento e fiscalização do uso da água no Brasil, na sede da ANA entre os dias 10 a 12 de setembro.
Representando o Inema, o diretor de Fiscalização Ambiental, Eduardo Topázio, ressaltou a importância do aprimoramento contínuo dos servidores e de investimentos em novas tecnologias. “Este tipo de oficina, com a representatividade de vários estados e do próprio Governo Federal, proporciona uma troca de conhecimentos e o fortalecimento desta rede de proteção aos mananciais e das bacias hidrográficas como um todo”, destacou.
Topázio acrescentou ainda que “a Bahia já possui tecnologias para sensoriamento remoto e georreferenciado, a exemplo do Programa Monitora e o GeoBahia. Este é um trabalho continuado para agregar novos procedimentos também na fiscalização em campo, dando o suporte necessário para que os técnicos realizem a verificação imediata do cumprimento das condições e termos previstos nas outorgas”.
A iniciativa faz parte dos esforços da ANA para promover o uso consciente dos recursos hídricos no Brasil, garantindo que as normas e regulamentações sejam atendidas. O evento também reforçou a necessidade de integração entre os diversos órgãos ambientais, com o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97).
Fonte: Ascom/Inema