Com tranquilidade, o Bahia bateu o América-RN por 2 a 0 na Arena das Dunas, em Natal, neste sábado, 14, e garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste. Os gols do Tricolor foram marcados pelo atacante Élber no primeiro tempo e Juninho Capixaba no último lance do jogo. O duelo também foi marcado por ser o primeiro do meia Rodriguinho como titular pelo Esquadrão.
Com o resultado, o Bahia se classificou para a próxima fase da competição regional com uma rodada de antecedência. O triunfo também colocou o Tricolor momentaneamente na primeira posição do Grupo A (Fortaleza ainda pode ultrapassar nesta rodada). “Estamos classificados mas vamos manter o foco. Temos que manter a primeira posição do grupo para jogar dentro de casa nas próximas fases”, disse o meia Rodriguinho após o jogo.
Pela Copa do Nordeste, o Bahia volta a campo no próximo sábado, 21, contra o Náutico, pela última rodada da fase de grupos. A partida será essencial para o Tricolor garantir o primeiro lugar do seu grupo, o que dá direito a disputar as fases eliminatórias disputadas em jogo único como mandante. O duelo contra o Náutico deverá acontecer com portões fechados após decreto da Prefeitura de Salvador que proíbe eventos com mais de 500 pessoas na capital baiana.
Pressão inicial
Muito superior, o Bahia não fez cerimônia para partir para cima logo nos instante iniciais. O time ocupava o campo ofensivo, mas falhava na parte final das jogadas. Isso durou até a marca dos 13 minutos, quando Juninho Capixaba cruzou e Élber testou para a rede. Foi o quarto gol do atacante na temporada, ficando a apenas um de igualar os cinco que marcou em todo o ano de 2019.
Aos 20, Gregore levou perigo em chute de fora da área. Sete minutos depois, após toque de letra de Rodriguinho, João Pedro rolou a bola pelo meio das pernas do marcador e bateu por cima. Aos 30, João Pedro cruzou e a sobra ficou com Rodriguinho, que carimbou o goleiro.
Rodriguinho aparecia bem. Aos 33, chutou cruzado e Gilberto não alcançou. Depois, aos 45, fez linda tabela com Clayson, que parou na defesa do arqueiro Vitor.
O jogo parecia sob total controle do Bahia, mas o Mecão ousou mais no início do segundo tempo e o Tricolor passou a vacilar muito na saída de bola. Assim, o anfitrião conseguiu criar chances. Aos dois minutos, após erro de Flávio, Geninho ameaçou em chute desviado. Na cobrança do escanteio, Geninho voltou a tentar e a bola saiu por pouco. Aos 16, Dione recebeu da entrada da área e bateu com relativo perigo.
Mas parou por aí o assanhamento do América, que logo voltou a ser dominado pelo Esquadrão. Rodriguinho ainda brilharia em dois bons lances em parceria com Clayson. Na primeira, aos 19, tocou para o baixinho, que chutou torto. No minuto seguinte, lançou o atacante em contra-ataque e recebeu de volta. Finalizou no cantinho, mas Vitor foi buscar. Depois, aos 27, limpou a jogada e bateu para defesa em dois tempos do goleiro.
Pouco antes do apito final, o armador saiu para dar lugar a Fernandão. Tudo indica que, daqui para a frente, ninguém tira sua posição de titular. Resta saber, após a recuperação de Rossi, quem fica no banco para o meia desfilar seu futebol. O próprio Rossi e Clayson são os principais candidatos.
Já sem Rodriguinho em campo, o Tricolor chegou ao gol que matou a partida. Aos 48 minutos, Arthur Caíke ajeitou e, de fora da área, Juninho Capixaba fez seu primeiro gol como profissional pelo Bahia.Foto, Diegeo Simonetti. A Tarde