A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou por unanimidade, em sessão plenária na noite de quarta-feira (26), o Projeto de Resolução do deputado estadual Robinson Almeida (PT) que concede o Título de Cidadão Baiano para o jornalista, publicitário, escritor e pesquisador Nelson Cadena. Ex-secretário de Comunicação nos governos Jaques Wagner, o parlamentar petista destacou os estudos e as contribuições de Nelson Cadena para a Comunicação no Estado. Natural da Colômbia, Cadena é radicado na Bahia há mais de 40 anos. Ele é autor de 15 livros, oito da área de comunicação, dentre os quais “Brasil 100 anos de Propaganda” e “450 Anos de Propaganda na Bahia”. Em 2022, Nelson Cadena lançou o livro “Olhares de Rua”, título que conta a história da mídia exterior na Bahia. Além dos livros, Nelson Cadena também é autor de mais de 300 publicações de artigos e crônicas com histórias e curiosidades sobre Salvador e a Bahia.
“A homenagem é merecida em razão da significativa contribuição de Nelson Cadena para a atividade jornalística, a produção cultural e a preservação e valorização da história da Bahia”, fundamenta Robinson Almeida.
“Cadena passou a contribuir, a partir de 1978, na edição de jornais baianos, com incursões nos mais importantes periódicos da história recente da Bahia, dentre estes a Tribuna da Bahia, o jornal A Tarde e o Correio da Bahia. Por muito tempo escreveu sobre história da Bahia e publicidade, responsabilizando-se pela condução de respeitável coluna de propaganda e marketing , no período compreendido entre 1979 e 2008. São quase 50 anos de residência e de exaltação da Bahia, com intensa presença e cooperação para o desenvolvimento da sociedade baiana”, destacou o deputado.
A solenidade para entrega do Título de Cidadão Baiano a Nelson Cadena ainda terá data e horário definidos. A Sessão Especial, contudo, acontecerá ainda em 2023, no plenário da Assembleia Legislativa.