O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou, nesta terça-feira (5), a suspensão do 6º Trilhão do Jacobina Off Road previsto para acontecer nos dias 9 e 10 de novembro, entre Jacobina e Cáem, no Centro-Norte do estado. A prova de motocross é organizada pelo Grupo Jacobina Off Road.
Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, autor da recomendação, o trilhão vai trazer prejuízos à Unidades de Conservação e áreas ambientalmente protegidas. Ao MP, os donos das propriedades rurais relataram que não autorizaram o acesso dos organizadores do evento e dos motociclistas aos seus sítios e fazenda e que, mesmo assim, as propriedades foram sinalizadas como trilhas.
Ainda de acordo com o promotor, o evento não foi autorizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Ao órgão, o MP indicou fiscalizações de emergência, principalmente, nas unidades de conservação do Vale do Ribeirão e na Região da Igreja das Figuras.
Às prefeituras de Jacobina e Cáem, o MP recomendou que reforcem a suspensão do uso de vias públicas, particulares e estradas vicinais, exceto as pistas de motocross já existentes em Jacobina.
Caso o evento seja realizado por meio de liminar da Justiça, o MP indicou que os dois Municípios coloquem em plantão pelo menos 50% do efetivo de pessoal das Secretarias e Departamentos de Meio Ambiente, Transporte e Guardas Municipais durante o evento, e plantão para as duas Secretarias Municipais da Saúde.
Para Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual, o promotor indicou fiscalizações e rondas de emergência antes e durante o evento. Foto : Divulgação / MP-BA.Pré-título , aspeado,Tvsaj (Antonio Mascarenhas). Matéria, Metro 1.