Por ANTONIO MASCARENHAS
Qualquer jogador que possa estar defendendo as cores de um país, principalmente numa competição de Copa do Mundo, deve, necessariamente, concentrar-se para oferecer o que possa de melhor dentro de campo e, também, fora das quatro linhas.
Nesse contexto, é naturalm que todos possam estar pensando em vitórias durante a competição e (por que não?) o tão almejado título. Por outro lado, é imperativo que cada jogador cultive a rainha das virtudes: a humildade, se considerarmos que, do outro lado, grandes nomes deverão lutar pelo mesmo intento.
Mas, pelo que podemos observar, Neymar, em que pese a experiência de jogar em grandes equipes do futebol mundial, custa a amadurecer. Em matéria divulgada nesse domingo, destaque à “detonação”, por parte de um jornal alemão, em face de uma postagem por ele feita no Instagram, “ostentando” mais uma (a 6a.) estrela no calção, em alusão a uma pretensa conquista do título da seleção na Copa que ora se desenvolve nesse país e que, diga-se de passagem, o Brasil ainda não estreou.
Mais do que arrogância, a demonstração cabal de imaturidade. Diante dessa atitude, os adversários deverão vir para cima do Brasil com “mais fome” e marcação mais acirrada, podendo, inclusive (esperamos que não) acontecer jogadas mais viris, principalmente, em cima de Neymar, levando a contusões indesejáveis.
Deternminados entusiasmos, principalmente, os mais exacerbados, devem ficar, apenas, para os vestiários, para não ensejarem provocações desnecessarias e intestivas aos adversários.
Reputamos que o técnico da seleção, ou chefe da delegação, desse e de outros países, devem, ou deveriam, fazer preleções acerca dos posicionamentos dos atletas dentro e fora de campo, seja contra atos racistas, seja contra posturas (diríamos) “político-comportamentais”
Ademais, estaremos, evidentemente, torcendo não apenas por Neymar, mas para que a Seleção possa representar o país a contento, jogando futebol. Mas que atitudes dessa magnitude possam ser contidas. Por outro lado, convenhamos, respeito aos adversários faz parte do processo. Vamos aos jogos, em busca das vitórias e o título na competição.Fotos reprodução Instagram.