A administração municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, na gestão Orlandinho Max Passos, realizou, na manhã desse sábado, 01, a terceira edição do “Arrastapé Cultural”.

O encontro teve início na Sociedade dos Artífices até a Praça Senador Temístocles, centro. O evento dá continuidade a toda uma programação que se iniciou na noite do dia anterior, através do “Esperando São João”, contando com  apresentações musicais de Sinhá Menina e Forrozão, abrindo, por conseguinte, o São João que, nesse ano, tem por tema “Festa, Forró e Tradição” e que deverá se desenrolar nos dias 21 a 24 do mês em curso. 

ENTIDADES PARTICIPANTES DO DESFILE

A organização do evento organizou o desfile com a participação das seguintes entidades: Zabiassunga, Secretaria de Educação, Projeto Bailado, Pau de Fitas, Samba do Machucador, Triângulo Dourado, Euterpe Cruzalmense, Quadrilha Mistura Gostosa, Maculelê da Imbira, Carimbó e Quadrilha Amor Nordestino. Além de entidades do município, participação de agremiações de outros municípios, a exemplo de Maragojipe, Nilo Peçanha, São Félix, etc. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos gestores municipais Orlandinho (prefeito), Max Passos (vice-prefeito e Secretário de Relações Institucionais e coordenador do São João) e Roanldo Anias “Well” (Secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer), presença do deputado estadual Eduardo Sales; secretários municipais Aline PIres (Saúde), Felipe Viveiros (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Paulo Resende da Silva (Polítticas Especiais), Mário Araújo dos Santos (Educação), Pedro Melo (Agricultura e Meio Ambiente).Renéri Filho (Educação) e vereadores. 

ASAS ÁS VERTENTES CULTURAIS

Poucos municípios da Bahia conseguem manter vivas as tradições culturais que, imersas do seio da sociedade, afloram e dão asas a toda uma criatividade protagonizada por artistas que, noutros rincões, permaneceriam no ostracismo, no anonimato. Em Cruz das Almas, ao contrário de determinados municípios,  manifestações artístico-culturais são vistas como bastante importantes para que toda uma tradição possa ser postergada às gerações vindouras. 

MULTIPLICIDADE DE CORES CONFEREM PLASTICIDADE AO DESFILE

O que seriam das formas, não fossem as cores?…! E o que seria das cores, não fossem os olhares?…! Nesse belo desfile, multiplicidade de cores conferiram plasticidade a um desfile que mostrou, através das diversas alas, organização, sincronia e, mais que isso, a alegria que também deverá ser a marca do São João que atrai tantos turistas, inclusive de outras unidades da federação e do exterior. 

DEPUTADO ESTADUAL EDUARDO SALES ENALTECEU INICIATIVA  DO GOVERNO MUNICIPAL

Mais uma vez prestigiando o município,Eduardo Sales (deputado estadual e ex-Secretário Estadual de Agricultura), em entrevista à Tvsaj, externou considerações elogiosas à administração Orlandinho/Max Passos e, aproveitando o ensejo, discorreu sobre o que seu mandato tem feito em prol da cultura, também, em outros município s de sua base de apoio.

Por Antônio Mascarenhas.