ARATUÍPE: A importância do desporto como instrumento no combate às patologias que aguçam as comorbidades

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em que pese as necessárias ações no controle ao coronavírus, através da Secretaria de Saúde, Social e outras pastas da atual administração municipal de Aratuípe, continuam a pleno vapor as obras de infraestrutura, dentre elas, a construção do campo de futebol no distrito de Maragojipinho objetivando, com isso, propiciar mais lazer aos munícipes locais. Campo que, diga-se de passagem, passa por nivelamento topográfico, terá alambrado em toda área e colocação de grama, naturalmente. 

Assim como dos demais distritos do município, a atual administração, capitaneada pelo prefeito Sinho, não tem economizado esforços para contemplar todos os segmentos da população. 

COMBATE ÀS DOENÇAS QUE AGUÇAM AS COMORBIDADES

A prática esportiva contribui, de forma relevante, para a saúde da população, inibindo, consequentemente, a assimilação de muitas doenças, das quais, as que ajudam na cristalização de patologias indesejáveis, causadas pelo tabagismo,obesidade, sedentarismo, etc que, isoladas ou conjuntamente, acabam aguçando quadros clínicos como so que vêm sendo impostas pelo novo coronavírus. 

Partindo dessa premissa preservacionista, é sempre de bom alvitre que ações dessa magnitude possam, deveras, eclodir nos municípios, a exemplo do que vendo sendo feito em Aratuípe, município do recôncavo baiano. 

Todos os exercícios físicos trazem benefícios ao organismo humano. Manter o corpo em movimento é a chave de sucesso para quem busca saber como prevenir doenças e ter uma saúde melhor.

A prática de atividades físicas regulares evita problemas, como diabetes, colesterol, obesidade, osteoporose e hipertensão. Além disso, exercícios são aliados fundamentais para o bem-estar do coração, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo as chances de infarto.

Outro benefício dessas práticas está ligado ao desenvolvimento do corpo humano e da postura corporal. Isso porque os exercícios contribuem para a ativação da musculatura, reforçando todos os músculos, além de desenvolverem o equilíbrio e a resistência física de quem pratica.

OLHARES DIFERENCIADOS X POSTURAS ANACRÔNICAS

Em milhares de municípios do país, sempre que surge “necessidade” de condição de recursos, para fazer frente aos custos, diversos gestores sempre sacrificam as áreas de esportes, cultura e lazer.  Uma prática que já vem sendo adotada há bastante tempo. 

Sair dessa “linha ideológica” é o grande desafio para aqueles gestores que, deveras, empreendem olhares diferenciados, sem que, necessariamente, precisem abdicar de investir nos chamados esteios administrativos (saúde, educação, insfraestrutura, habitação). E o prefeito Antonio Miranda insere-se, pelo que estamos vendo, nesse contexto. Que sirva de exemplo. 

#prefeituradearatuipe #unidospornovotempo #esporte #lazer #otrabalhocontinua @ Maragogipinho, Bahia, Brazil.

Imagens, Ascom Aratuípe.