Governador Rui Costa falou com prefeitos acerca do combate ao coronavírus. Transmissão ao vivo, pela TVSAJ – Play a partir de 23:50 min.

Acione o PLAY a partir de 23:50 minutos

O governador do Estado da Bahia se reúne com prefeitas e prefeitos da Bahia para responder perguntas e apresentar medidas do Estado na prevenção e combate ao novo Coronavírus (Covid-19) e, ao mesmo tempo, promover uniformidade de procedimentos preventivos. 

Ele que, inexoravelmente, tem sido um expoente nessa luta contra a proliferação do vírus na Bahia. Chefe do executivo estadual é contra o bloqueio rodoviário entre os municípios, mesmo porque é importante o trânsito de produtos, de maneira que não haja colapso no fornecimento.  No caso de ônibus e vãs, não será permitido o trânsito, provisoriamente, apenas entre municípios com casos confirmados. 

A Bahia que, até o momento, dos 417, apenas em 17 foram registrados casos positivos de coronavírus. 

No que tange a pulverização de recursos para aquisição de equipamentos, dentre eles, respiradores, não será feita vez que torna-se difícil a aquisição por parte dos municípios. Aós adquiridos serão distribuídos, de conformidade com as necessidades de cada um. 

Informações mais abalizadas, por parte dos prefeitos, poderão ser fornecidas através de Cássio Garcia (SESAB), pelos telefones 71 98852-9620 e 3115-9696.

Governador sugere soluções regionalizadas vez que, os municípios, individualmente, recebendo R$ 2,00 por habitante, não vão conseguir atender às demandas. 

Barreiras, por exemplo, com 155.000 habitantes, receberia, apenas, 360.000,00. Com atendimentos via UTI, teria 960.000,00. Daí a importância da regionalização. 

Barreiras já conta com 10 UTIs. Outras deverão chegar. O Eurico Dutra será utilizado para unidade de triagem. 

Feiras livres, mantê-las, em municípios que não tenham casos confirmados. Aulas, festas devem continuar suspensos para se evitar aglomerações. 

Policlínicas não devem ser utilizados por enquanto para recebimentos de casos, mesmo porque essas unidades não são de emergência. Lá na frente, se necessário, sim. Hospitais fechados e UPAs que não estejam em funcionamento poderão ser utilizados.  

Governador não recomenda recebimento de pacientes portadores de coronavírus em hospitais municipais para evitar contaminação em massa. O município que quiser disponibilizar determinados postos de saúde para atendimento exclusivo ao coronavírus, podem fazê-lo. 

O Estado conta com 250 UTIs. Está esperando entrega de mais 500.

O governo do Estado está monitorando os acontecimentos e as ações serão deflagradas paulatinamente, de acordo com as necessidades. Município deverão estar mantendo contados diariamente com o governo do Estado e, se possível, com os territórios dos quais façam parte. Essa interação será de vital importância para o equacionamento da situação reinante. O esforço conjunto será preponderante para o sucesso. 

Governador agradece ao papel até então desenvolvido por cada prefeito. Não é momento para se pensar em política partidária. A luta é de todos.  A prevenção é de extrema importância para que não tenhamos que remediar. 

PAULO GUIMARÃES

Secretário de Desenvolvimento Econômico

71-99624-1237 e 71-3115-7831

Para aqueles que produzam e vendam produtos como máscaras, álcool hidrogel, roupas médicas, lençois, etc.