Por ANTONIO MASCARENHAS
Não temos como devemos como enquadrar uma administração municipal no rol daquelas que, deveras desenvolve um trabalho construtivista se não pudermos constatar que suas ações perpassam as de cunho materialista. Obras de infraestrutura, a maioria o fazem, contemplando educação, saúde, paisagismo, desporto, etc. Ações muito importantes mas que não atendem, por completo anseios que emergem do seio da sociedade.
ELO ENTRE O PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Seja no contexto familiar, seja no seio da sociedade como um todo, não temos como vislumbrar um futuro promissor se não procurarmos inserir elos entre esses três estágios etários. E a cultura é, insofismavelmente, o elemento que intermedeia essa trajetória existencialista. Não há como pensar o desenvolvimento de uma sociedade se dentro de nós mesmos não sejam exauridos pensamentos que promovam rupturas entre passado, presente e futuro.
CULTURAS MATERIAIS (tangíveis) e IMATERIAIS (intangíveis)
Há uma tendência natural no sentido de se valorizar mais (e bem mais) tudo aquilo que é visto e tocado e que se insere no materialismo. Faz parte da natureza humana que se apega ao corpóreo. E é uma tendência no âmago da antropologia. Um livro é importante para a postergação de conhecimentos, servindo de fonte de cultura. Todavia toda uma arte, toda uma cultura que emana de costumes, de valores, mesmo sendo através do imaterialismo da música, também tem que ser valorizado. A historicidade oral é de vital importância para conhecermos posturas de nossos antepassados. Abdicar de tudo isso é renunciar a nossa existência.
CULTURA EM MARAGOJIPE E CRUZ DAS ALMAS
Dentre os município que mais investem no apoio à cultura na região, Maragojipe, recôncavo baiano, hoje sob o comando de Vera da Saúde, com realização do carnaval que valoriza fortemente grupos culturais e o tradicional concurso de máscaras, tão admirado por turistas egressos de outros municípios e de diversos rincões do país e, até, do exterior. Gestão que inclui nas grades de apresentações bandas renomadas sem, todavia, esquecer de prestigiar artistas locais.
A gestão municipal de Cruz das Almas, hoje, sob a égide de Orlandinho, também vem desenvolvendo um destacável trabalho na área cultural. No São João, grades de atrações com renomados artistas do país e ampla ide artistas da região, praticando festividades que valorizam toda uma tradição. São João que foi aberto com o tradicional Arrastapé Cultural
ADMINISTRAÇÃO WILSON PEDREIRA QUEBRANDO PARADIGMAS EM SALINAS
A atual administração municipal, capitaneada por Wilson Pedreira-Zelito quebra paradigmas ao canalizar cerca de R$ 786.000,00 para aquisição de um ônibus climatizado, com recursos próprios, para atender a cinco entidades culturais na área musical: BAMSEC, FAMIS, BAMEM, FAMSAM e BAMUC. Entidades que, além de participarem de eventos no municípios poderão se apresentar em outros rincões da Bahia e de outras unidades da federação, sempre levando o nome de SALINAS DA MARGARIDA.