A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), através da Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), promove entre os próximos dias 14 e 18 de outubro, em Cruz das Almas, o primeiro Curso de Emergência Fitossanitária (Módulo Básico). O objetivo é capacitar profissionais e técnicos da Agência e de instituições parcerias e garantir maior agilidade e assertividade na resposta a eventuais emergências sanitárias, fundamentais para a redução dos possíveis danos causados por pragas e doenças.
A Bahia é o maior produtor de grãos e fibras do Nordeste, com destaque para a soja, algodão e milho. O estado lidera nacionalmente a produção de cacau, banana, coco, manga, mamão, maracujá e é o terceiro maior produtor de melancia, limão, além de se destacar na produção de uvas, café e feijão e ocupa a terceira posição no país como maior exportador de frutas frescas.
“As constantes ameaças da entrada de pragas e doenças no estado e os impactos na produção agrícola, na economia, na sociedade e no meio ambiente, fazem com que a Adab atue e realize as capacitações, ações de fiscalização, operações fixas e móveis de trânsito e educação sanitária para retardar a entrada, estabelecimento e disseminação dessas pragas em nosso estado”, afirma o diretor de defesa sanitária vegetal da Adab, Vinícius Videira.
A capacitação contará com a elaboração de um plano de ação e simulação baseado nas instruções normativas e nos planos de contingência e emergência específicos de cada praga do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Também serão abordadas, de maneira teórica e prática, através de exercícios simulados, todas as temáticas necessárias para a compreensão do sistema de emergência relevantes para a atuação das equipes de quatro Territórios de Identidade da Bahia: Recôncavo, Baixo Sul, Portão do Sertão e Vale do Jiquiriçá.
As atividades serão realizadas na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com abertura oficial marcada para a próxima segunda-feira (14), a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Central da UFRB. A cerimônia será aberta ao público.
Fonte: Ascom/Adab