Abalo sísmico na manhã desse domingo, deixa moradores sobressaltados, em Santo Antonio de Jesus

Sentido, por volta das 07h40 da manhã desse domingo,em Santo Antonio de Jesus  um abalo sísmico que deixou moradores sobressaltados. Dentre os bairros atingidos, o da Urbis 1. Estruturas das residências, literalmente, “tremeram”. O fenômeno durou, aproximadamente, de 20 a 30 segundos. 

Sobressaltados não pela intensidade do fenômeno mas, diante da possibilidade que novos tremores possam acontecer. Na dúvida, importante que as pessoas fiquem precavidas. Por outro lado, não é motivo para alarme. Especialistas devem emitir informações acerca do acontecimento. 

OUTROS MUNICÍPIOS

Relatos, nas redes sociais, de ocorrências em diversos municípios da região, dentre eles, Itatim, Amargosa, São Miguel, Varzedo, Santa Terezinha, Castro Alves, São Felipe, Conceição do Almeida, Nazaré, Muniz Ferreira, Aratuípe, Laje.

ABALOS SÍSMICOS

Eles têm origem no interior da Terra. Os abalos sísmicos podem ser resultantes da ação do movimento das placas tectônicas, atividades vulcânicas ou do deslocamento de gases no interior da Terra.

Os abalos sísmicos são episódios de liberação de energia mecânica acumulada nas placas tectônicas através da deformação plástica, acarretando tremores bruscos na superfície da Terra. No caso de terremotos, a sua maioria são causados por choques subterrâneos de placas rochosas (placas tectônicas), outros motivos podem ser o grande deslocamento de gases, atividades vulcânicas e ação antrópica (explosões, ruptura de barragens, minerações, extração de fluídos do subsolo, etc.), no entanto, os terremotos causados pelo movimento das placas tectônicas são os mais intensos e com maior alcance.

NÃO É MOTIVO PARA PÂNICO

Abalos sísmicos são normais em muitas regiões. São movimentações de placas tectônicas. Só técnicos, com sismógrafos é que poderão informar acerca da intensidade dos tremores. Particularmente, com relação ao Brasil, os tremores são menos constantes porque o continente da América do Sul é mais denso (integrado) ao contrário do que acontece em outros países. 

Regiões próximas, onde se concentram vales, a ocorrência de tremores é maior, a exemplo de Mutuipe que está no Vale do Jiquiriça. Lá, a intensidade é maior. Imagens, redes sociais. Ocorrência em São Miguel das Matas.