A inauguração da sede da CTBTS, em Salvador, não apenas materializa um antigo desejo: dá asas a novos sonhos

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde dessa segunda-feira, 01, a inauguração da sede da CTBTS (Câmara de Turismo Baía de Todos os Santos, em evento que contou com participação dos membros de sua Diretoria Executiva: Carlos Silveira (Presidente da CTBTS e Secretário de Turismo e Cultura de Jaguaripe), Francisco Gomes (Diretor Financeiro da CTBTS e Secretário de Tusimo e Cultura de Marfagojipe), Samara Sodré (Coordenadora cde Tusimo de Simões Filho e Diretora de Turismo da CTBTS), Cândida Xavier (Diretora de Comunicação), Lorena Viegas (Diretora de Cultura) e Gilberto Marquezini (Secretário Executivo).  

Sediada no primeiro andar do Edifício Oxumaré, na Avenida 7 de setembro, centro, em Salvador, a sede, além de tornar-se referência para todos os 18 municípios que integram a Câmara de Turismo é, indubitavelmente, uma conquista da nova diretoria que materializa um sonho dos integrantes dessa importante entidade.

O Presidente da CTBTS, Carlos Silveira, após agradecimentos, a todos pelas presenças, destacou a importância da entidade para a o processo de retomada  do turismo na Baía de Todos os Santos. Enfatizou que o objetivo da CTBTS é interagir os poderes púbicos com o privado e terceiro setor, para  que as coisas, literalmente aconteçam de forma organizada, gerando emprego e renda.

Também, dentre os presentes, Dr. José Augusto Maciel Torres (Cônsul do Sri Lanka), Dr. Fellipe Brito (Procurador Jurídico de Aratuípe), Adé (Presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaripe), Cel Maia (Exército Brasileiro), Dr. Hélio Arandas (representando o prefeito de Jaguaripe, Dr. Heráclito Arandas e a vereadora Célia Arandas), Péricles Sant’Anna (representante da Secult Salvador), Luciene Fernandes (Presidente do Instituto Tenente Breno), Zely Costa (Assessora Especial Setur Jaguaripe), Mário Conceição (Presidente do FENASDETRAN), Robson Barreto (Diretor da Harmonia Engenharia), Mateus Almeida (Chefe do Setor de Cultura Setur Jaguaripe), e demais personalidades que abrilhantaram o evento. 

Adé, presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaripe, destacou que é importante pensar o turismo em cada município à luz dos atrativos existentes, sejam eles arquitetônicos, culturais ou naturais.  Assevera que todos os prefeitos devem valorizar mais esse segmento. No seu entender, não é preciso apenas o preenchimento de cargos mas, mais que vistam a camisa, citando exemplo de Jaguaripe, em nome de todos que (o que espera) fazem parte da atual Câmara. 

Em sua fala, o Diretor Financeiro Francisco Gomes (também Secretário de Cultura e Turismo de Maragojipe), destacou a importância desse instrumento para o turismo da Bahia de Todos os Santos. Após reverenciar todo um trabalho feito por Silveira, destacou a união de todos nesse propósito construtivista, aproveitando o ensejo para destacar atrações turísticas dos municípios representados e que não faltarão esforços para que conquistas sejam auferidas.”Tudo que se cria em cima da terra, embaixo dela nasce”, filosofou Chiquinho, fazendo alusão a importância da preservação no seio da natureza.  

Cândida, fundadora da CTBTS em 2006, mostrou-se regozijada pela trajetória da entidade, em que pese os percalços e mostrou-se muito feliz ao saber que a Câmara, hoje, já tem uma constituição jurídica e, agora, com mais uma conquista: a sua sede. Não economizou elogios à participação de Silveira nesse processo. 

Emanuel Santos, profissional de imprensa, também presente no evento,  parabenizou por essa conquista da CTBTS. Foi enfático ao dizer que a cultura é construída no dia a dia, por cada um. E que a historicidade não morre. Ela é o elo que une gerações. E a CTBTS tem, também essa missão de dar vazão a toda uma cultura latente no seio da sociedade. 

Em que pese tratar-se de uma véspera de feriado, a participação superou as expectativas. Uma demonstração insofismável de que, quando há consonância de propósitos, as coisas fluem de forma positiva. Fica patenteado que todos os municípios, em que pese suas características socioeconômica, têm importância máxima nesse intento de desenvolvimento do turismo. Imagens, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br)/Gazzeta do Recôncavo. 

PUBLICAREMOS VÍDEOS