Por ANTONIO MASCARENHAS
O município de Santo Amaro, na gestão municipal anterior, infelizmente, acabou ficando de foram do Mapa MTur, por conseguinte, deixou de realizar projetos que, necessariamente, passariam pela aquiescência da CTBTS (Câmara de Turismo Baía de Todos os Santos) e que poderiam canalizar recursos para o desenvolvimento do turismo local.
Em diálogo mantido com o presidente da CTBTS, Carlos Silveira, Secretário Reinaldo Souza Lobo, Marcel Fiuza (Coordenador de Turismo) ficou selada parceira com essa instituição representativa, em nome do município, para alavancar o turismo santamarense. Presente, na oportunidade, Geovannice Vigas, assessora da pasta, na gestão municipal de Flaviano que, diga-se de passagem formou um secretariado pautado na capacitação profissional e comprometimento com a população.
O Secretário Reinaldo Souza Lobo, além de ter a primazia de conduzir uma pasta de tanta importância na atual gestão municipal, terá, naturalmente, o desafio de elaborar projetos que, deveras, deem asas à cultura e que fomentem o turismo tendo por objetivo, além de manter vivas as chamas da cultura local, propiciar condições para a geração de emprego e renda nesse importante e receptivo município do recôncavo baiano.
Essa predisposição da atual gestão no sentido de reinserir Santo Amaro no Mapa MTur 2025, já é uma demonstração cabal, insofismável de que esses segmentos de desenvolvimentos sejam impulsionados. Afinal, Santo Amaro, além de estar inserida na rota turística da Bahia, detém um valiosíssimo patrimônio histórico-cultural que precisa ser valorizado e, mais que isso, transmitido a futuras gerações.