A tradicional Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (16), em Salvador, foi marcada pela participação de milhares de fiéis e pela aprovação geral da organização do evento. A organização promovida pela Prefeitura de Salvador contou com uma série de medidas para garantir o bem-estar dos participantes, através de um esquema especial de serviços ao longo do percurso.
Para ajudar na hidratação dos participantes, dois pórticos foram instalados, um na Rua Miguel Calmon, no Comércio, e outro na Colina Sagrada, no Bonfim. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também disponibilizou um módulo assistencial na Colina Sagrada, além de três ambulâncias do Samu, para atender aos fiéis que participavam do evento.
“Eu achei a festa da Lavagem do Bonfim ótima. Não vi violência, não percebi nada que precisasse da intervenção da polícia. Achei tudo ótimo, inclusive o percurso da festa, com diversos serviços da Prefeitura espalhados”, disse Wilson Santos Sousa, de 60 anos, autônomo e morador do bairro de Massaranduba. Ele destacou que, como devoto do Senhor do Bonfim, seguiu a caminhada ao lado dos Filhos de Gandhy e afirmou que retornará à Colina Sagrada para a missa no domingo (19), logo cedo.
A enfermeira Ariane Rodrigues Rodrigues, de 40 anos e moradora do bairro da Ribeira, também aprovou a realização do evento. “A Lavagem do Bonfim é uma festa mágica, encantadora em todos os aspectos. Fiquei surpresa com a quantidade de pessoas este ano, o percurso estava lotado, mas tudo transcorreu bem. É uma festa importantíssima”, declarou.
Residente no Caminho de Areia, a aposentada Gildete Brasil, de 69 anos, falou sobre a emoção de participar do cortejo. “É muito lindo. Eu venho em sinal de agradecimento, porque tudo que eu pedi ao Senhor do Bonfim eu tive. O cortejo simboliza a fé e a gratidão”, afirmou Gildete, que já participa da festa há mais de 40 anos vestida de baiana.
Esquema – Para garantir a ordem pública e a segurança durante o evento, a Guarda Civil Municipal (GCM) esteve presente com 165 agentes atuando diretamente no circuito da festa, além de 65 guardas reforçando a segurança em outras áreas da cidade. Também foi realizado um patrulhamento preventivo com apoio do Serviço de Inteligência, visando a prevenção de incidentes.
A limpeza das áreas do Comércio e Mares também foi organizada pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), com a mobilização de cerca de 530 agentes e 65 maquinários. A Diretoria de Iluminação Pública (Dsip) instalou aproximadamente 40 projetores nas ruas da Baixa do Bonfim e Dendezeiros para garantir maior luminosidade, especialmente para aqueles que participaram da novena em homenagem ao Senhor do Bonfim.
Em termos de infraestrutura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) foi responsável pela orientação sobre a venda de bebidas em garrafas de vidro e pela fiscalização da ocupação irregular das marquises ao longo do percurso, além de ações contra a poluição sonora e publicidade irregular.
Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS