quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioBAHIAEscola de Aventura do Agreste mobiliza atletas de corrida de aventura em...

Escola de Aventura do Agreste mobiliza atletas de corrida de aventura em Salvador e região

A edição de 2025 da Escola de Aventura do Agreste está prestes a começar. O evento que busca trazer novos adeptos da modalidade da corrida de aventura por meio de oficinas teóricas e práticas mais uma competição preparatória ao final começa neste final de semana em Salvador e na Região Metropolitana. Essa será a 15ª edição do evento.

As atividades começam neste sábado, 18, e seguem domingo, 19 e no próximo final de semana (24, 25 e 26). Os aventureiros de plantão poderão aprender muito da corrida de aventura e se preparar para participar das competições que acontecem por toda a Bahia. O evento finaliza com o Treinão Mandacaru, que será realizado no dia 09 de fevereiro em Feira de Santana, com 35km de mountain bike, trekking, natação, canoagem e rapel.

Foto: Divulgação

Programação – O primeiro dia será marcado pela abertura às 8h e o workshop mais oficina de técnicas de navegação a partir das 8h no Parque das Dunas, em Stella Maris. Serão apresentados os fundamentos básicos da corrida de aventura, a orientação com mapa e bússola para a corrida de aventura e a oficina de navegação. No domingo, 19, é a vez das oficinas práticas de canoagem em Barra de Jacuípe nas turmas A, a partir das 6h30, e B, a partir das 8h30.

No final de semana seguinte, a programação inicia com a largada às 19h do trekking noturno em Busca Vida, em Camaçari. No sábado, 25, acontecerá o treino de mountain bike em trilha na Estrada do Coco, com saída prevista para as 7h. Encerrando a programação, o Parque dos Ventos, em Salvador, recebe a oficina de técnicas verticais a partir das 8h30.

Foto: Divulgação

Corrida de Aventura – Organizada pela Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA) e apoiada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Escola de Aventura contará com seis dias de imersão em algumas das principais atividades esportivas que contemplam a modalidade, que é conhecida por não ter modalidades específicas, mas que se moldam aos aspectos físicos e culturais de cada lugar onde a prova é realizada.

A Bahia já se tornou um expoente da modalidade nos últimos anos pela presença de seus atletas entre os principais do país e pela realização de provas em território baiano, principalmente com o apoio da autarquia estadual, como a Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura 2024, realizada em dezembro nas cidades de Glória e Paulo Afonso. No entanto, o interior da Bahia também foi palco de etapas estaduais nos últimos anos, como nas cidades da Chapada Diamantina (Itaetê, Mucugê e Ibicoara) e cidades do ecoturismo como Morro de São Paulo (Cairu), Camamu, Juazeiro, Casa Nova, Ibirapitanga, Antônio Cardoso, Cachoeira, Itanagra, Morro do Chapéu, dentre outros.

Fonte: Ascom/Sudesb

Matérias relacionadas