Já na 3ª edição, o programa AVA nas Férias, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), movimenta os alunos da rede municipal de ensino de Salvador neste período de recesso escolar. As atividades ocorrem dentro da plataforma AVA e, ao final, os quatro melhores estudantes – dois do Ensino Fundamental Anos Iniciais e outros dois do Ensino Fundamental Anos Finais – serão premiados com um tablet (1º lugar) e um headphone bluetooth (2º lugar).
O programa AVA nas Férias visa complementar o conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 1º ao 8º ano escolar da rede municipal de ensino. A ação pedagógica ocorre a partir de trilhas de aprendizagem, que compreendem um conjunto de atividades em diferentes formatos, como jogos, quiz e vídeos, com o objetivo de proporcionar aos estudantes o vínculo com os estudos durante as férias, conforme a organização da agenda da família.
No AVA, os estudantes acessam o sistema com os logins e senhas utilizados durante o ano letivo de 2024, para visualizar as trilhas de aprendizagem da avaliação de férias. As atividades podem ser realizadas durante todo o mês de janeiro de 2025. Os estudantes que responderem à totalidade de trilhas, e obtiverem maior número de acertos, receberão as premiações. Caso haja empate, as atividades do tipo Desafio, que são jogos pedagógicos, servirão de critério para desempate.
Lazer com estudos – De acordo com a Coordenadoria de Tecnologia e Inovação Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed), a campanha AVA nas Férias tem o objetivo de contribuir com a programação das famílias, conciliando lazer com os estudos nos períodos de recesso. Para garantir pleno acesso ao AVA, a Prefeitura distribuiu tablets com acesso à internet aos estudantes, além de recomendar que a realização das atividades não ocupe grande parte do tempo de lazer dos estudantes.
“Nas edições anteriores, tivemos excelentes avaliações dos estudantes premiados, das famílias e das equipes escolares, que consideram a iniciativa importante e uma colaboração para que as crianças e adolescentes não se desvinculem totalmente do processo de aprendizagem”, lembra a coordenadora de Tecnologia e Inovação Pedagógica da Smed, Jucineide de Carvalho.
A gestora ressalta que a Smed tem avançado no trabalho com Educação Digital na rede municipal de ensino. A estratégia envolve ações de orientação pedagógica quanto às tecnologias digitais, formação continuada de professores, distribuição de tablets aos estudantes e Chromebooks aos professores, além de fortalecer a internet de alta velocidade, fundamental para o projeto de Educação Digital Escolar de Salvador.
Caso os alunos e familiares possuam dúvidas quanto ao acesso ao sistema, é possível acionar a Central do AVA por mensagem de texto no WhatsApp (71) 99955-5635 ou pela Central de ajuda na própria plataforma.