O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou abruptamente uma entrevista e foi embora mais cedo da reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na quarta-feira (4), que aconteceu em Londres.
Trump anunciou em uma rede social que iria embora mais cedo: “Quando os encontros de hoje terminarem, eu voltarei para Washington. Nós não faremos uma entrevista coletiva no fim [do encontro de líderes] da Otan porque fizemos tantas nos últimos dias. Viagens seguras para todos!”.
Líderes na Otan são filmados aparentemente rindo de Donald Trump
O primeiro deles foi com o presidente francês, Emmanuel Macron. Em uma entrevista, Trump disse que Macron tinha sido muito desagradável ao dizer à revista “The Economist” que a Otan estava em morte cerebral. Mais tarde, os dois tiveram uma entrevista coletiva em conjunto, e o francês manteve o que disse.
Alvo de piadas
Depois disso, houve a divulgação de um vídeo de uma roda de conversa de líderes do Reino Unido, Canadá, França e Holanda na terça-feira (3), e eles estavam aparentemente tirando sarro de Trump. As cenas foram exibidas pela CBC, a TV estatal canadense.
Os líderes participavam de um jantar oferecido pela rainha Elizabeth no Palácio de Buckingham.
A qualidade do áudio não é boa, e não é possível entender tudo o que dizem os mandatários.
Escuta-se o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, perguntando ao líder do Canadá, Justin Trudeau: “Foi por isso que chegou tarde?”.
Trudeau afirma: “Ele chegou atrasado porque dá entrevistas coletivas de 40 minutos”. Depois, escuta-se ele dizer “Oh, sim, sim, anunciou… Você acaba vendo sua equipe boquiaberta”. Não é possível entender a que ele se refere.
Macron, da França, está de costas, mas aparentemente conta uma piada.
Ao saber da existência desse vídeo, Trump afirmou que Trudeau “tem duas caras”.
Princesa não o cumprimenta
Houve ainda um terceiro incidente: a princesa Anne, filha da rainha Elizabeth, aparentemente evita cumprimentar o americano.
A rainha gesticula para que sua filha se aproxime, mas Anne responde com um movimento dos ombros e fica parada.
‘Eu me relacionei bem’
Depois das reportagens sobre a antecipação de sua partida e dos incidentes de etiqueta social durante o encontro, Trump voltou a se pronunciar em redes sociais.
“A imprensa ‘fake news’ está fazendo todo o possível para diminuir minha viagem muito bem-sucedida para Londres para [o encontro de líderes da] Otan. Eu me relacionei bem com os líderes da Otan, até mesmo fazendo com que eles paguem US$ 130 bilhões a mais por ano, e US$ 400 bilhões a mais em três anos. Nenhum aumento para os EUA, só profundo respeito!”, escreveu ele.