O governador Jerônimo Rodrigues prestigiou, nesta terça-feira (17), a abertura oficial da Semana do Ministério Público da Bahia (MPBA) de 2024, que acontece de 16 a 19 de dezembro. O evento foi realizado na Casa Pia dos Órfãos de São Joaquim, no bairro da Calçada, em Salvador na presença de diversas autoridades. Na oportunidade, o chefe do Executivo baiano destacou a relevância da instituição de Justiça no fortalecimento do diálogo e para a troca de experiências.
“O Ministério Público tem dado uma contribuição muito boa para a sociedade, tratando de temas relevantes, duros, tensos. Ele tem dialogado e trabalhado para que esses desafios sejam vencidos, desafios sociais na segurança pública, na questão da educação. Então, quero parabenizar e agradecer toda a parceria que a gente tem realizado entre o Executivo e o Ministério Público”, afirmou o governador.
Também estiveram presente na cerimônia de abertura os secretários estaduais de segurança pública; de administração penitenciária; e de justiça e direitos humanos, Marcelo Werner, José Castro e Felipe Freitas, respectivamente.
O trabalho conjunto também foi lembrado pelo procurador-geral da Bahia, Pedro Maia. “Temos grandes projetos em discussão, onde se encaminham para coincidir os interesses da sociedade e do governo do Estado, e essa parceria vai se frutificar ainda mais em 2025. O Ministério Público caminha de mãos dadas com a Procuradoria do Estado, para melhor servir a população baiana”.
O tema desta edição da Semana do MPBA 2024 é “O Ministério Público e os Grandes Desafios da Sociedade Brasileira: Segurança Pública, Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”. Durante essa semana, são realizadas diversas atividades, como palestras, seminários, painéis de discussão e ações educativas na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Participam procuradores e promotores de justiça, além de especialistas.
O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão, realizou a palestra da noite. Para ele, este é um importante espaço para debater temas de grande relevância para a sociedade. “É um momento muito interessante, porque promotores, juízes e advogados se reúnem para trocar ideias sobre esse importante papel que o Ministério Público desempenha na sociedade moderna e, ao mesmo tempo, propor soluções para temas tão instigantes”, afirmou.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA