Pela primeira vez na Bahia, o público de Salvador poderá acompanhar de forma gratuita a precisão e as flechadas dos principais atletas do país e até do mundo do Tiro com Arco durante esta semana. O Estádio de Pituaçu, entre quarta (25) e sexta-feira (27), será o palco do 50º Campeonato Brasileiro da modalidade, enquanto a categorial individual terá sua final no ponto turístico da capital, a Praça Cayru, no Comércio, no sábado (28), a partir das 14h30.
O evento contará com a categoria open das variações arco recurvo, barebow e composto nos naipes feminino e masculino nas disputas individuais e equipes (com três arqueiros), além das duplas mistas. Mais de 250 atletas de todo o país, um recorde na competição, são esperados nesta que promete ser uma das mais marcantes etapas. Dentre eles, está o arqueiro número um do mundo, Marcus D’Almeida.
Organizado pela Brasil Arco, em parceria com a Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF), a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o torneio traz uma emoção grande para a presidente da FBAF, Renata Barros, que espera o fortalecimento do esporte na região, como uma vitrine para os talentos e novos adeptos.
“Estamos muito orgulhosos de sediar uma edição tão especial. A expectativa é enorme para este torneio, que não só celebra o talento dos nossos arqueiros, mas também marca os 50 anos do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco. Vamos mostrar a força do estado em receber grandes eventos, inclusive com o apoio da nossa grande parceira, a Sudesb, para desenvolver a modalidade da região com muita competitividade e técnica”, cita Renata.
Locais
Ela também acrescenta que a escolha do local das finais foi estratégica entre alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, como a Baía de Todos-os-Santos, o Elevador Lacerda e o Forte de São Marcelo. A final em um lugar tão simbólico irá atrair, além dos entusiastas do tiro com arco, turistas e moradores que estiverem na área. Não para por aí. Também teremos atividades de promoção do esporte para estudantes de escolas públicas”, conclui Renata.
A Praça Cayru terá seis disputas por medalha ao longo da tarde e a cerimônia de premiação prevista às 16h15. No entanto, a maior parte dos confrontos acontecem no Estádio de Pituaçu, o que é exaltado com seu caráter multiuso para os esportes em geral para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.
“Mesmo com muitas partidas ao longo no ano, o Estádio de Pituaçu não é somente futebol. Nosso campo vai ser o palco para os melhores arqueiros do país com uma estrutura grandiosa para o público, que o Pituaçu permite e que já foi explorada em edições anteriores do circuito baiano da modalidade. Ficamos mito contentes em ver essa capacidade do estádio ao receber grandes eventos de diferentes modalidades, como já foi também com automobilismo, corrida e patinação nas suas diversas áreas, por exemplo”, pontua Vicente.
Baianos na disputa
Além de Marcus D’Almeida, que encherá os olhos de beleza e sanará a agitação do público baiano, as pessoas também poderão torcer para seus conterrâneos com grandes chances de medalha, como o caso de Paulo Merlino que vai disputar a categoria barebow masculino individual, segundo Renata. Outras possibilidades estão com as equipes femininas e masculinas da mesma variação – o barebow.
Programação
No primeiro dia da competição, serão realizados os treinos oficiais pela manhã e os rounds qualificatórios das categorias composto feminino e recurvo masculino a partir das 14h. Já no segundo dia, a cerimônia de abertura oficial será às 8h no Estádio de Pituaçu.
A manhã de quinta-feira, a partir das 8h, será marcada também pelo qualificatório do barebow (feminino e masculino), composto masculino e recurvo feminino, enquanto, à tarde, a partir das 12h45, serão disputadas todas as rodadas eliminatórias individuais. Na sexta-feira, a partir das 8h30, acontecem as eliminatórias por equipes, e, a partir das 13h30, as eliminatórias das equipes mistas. A cerimônia de premiação das disputas será realizada ao final das provas.
Fonte: Ascom/Sudesb