quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioBAHIAConceição Evaristo exalta comunicadoras durante encontro da SPM em Salvador: “é uma...

Conceição Evaristo exalta comunicadoras durante encontro da SPM em Salvador: “é uma escrita que perturba o sono da Casa-Grande”

As escrevivências de Conceição Evaristo foram saberes para a construção de diálogos sobre mulheres negras na comunicação na manhã desta sexta-feira (12), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Salvador. A escritora, imortal da Academia Mineira de Letras, expôs que a escrita da mulher negra comunicadora “perturba o sono da Casa-Grande” quando um novo estilo e estética para o setor são  criados a partir de um olhar crítico de mulheres negras. 

“Mesmo que a gente não tenha um discurso construído, não tenha uma teoria formalizada, cada mulher busca seu espaço [profissional], cada mulher que se impõe está contribuindo para a luta de gênero, mesmo sem teorizar sobre isso”, completou Evaristo. 

Foto: Thuane Maria/GOVBA

A perspectiva dela sobre o impacto dessas mulheres na comunicação é vista como inspiração para a jornalista Natália Carneiro. “O primeiro ponto, para mim, é a inspiração mesmo. Ela nos coloca o desafio de não desistir da carreira, não desistir dos nossos sonhos e, principalmente, contar a nossa história, que é o que ela faz. Traz as nossas diversas vivências e escrevivências”, analisou.

O encontro de mulheres comunicadoras ‘Elas à Frente na Comunicação: Promoção e Difusão de Direitos’ teve a participação de 150 mulheres e fez parte das ações do Julho das Pretas, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM). A chefe de gabinete da pasta, Aldinha Sena, destacou, ainda, a apresentação do edital Elas à Frente na Comunicação, que será apresentado em um espaço de escuta com as comunicadoras durante a tarde desta sexta-feira (12).

Foto: Thuane Maria/GOVBA

“Vamos apresentar algumas linhas de atuação. Então, qual é a nossa expectativa? A mulher tem um meio, um blog, uma produção fotográfica, um produto seu, mas não consegue escoar enquanto produto, enquanto economia criativa da sua produção, o edital vai dar voz a esse produto. Nós queremos fazer ele a longo prazo, por três anos, pelo menos”, explicou a gestora.

O edital, que será anunciado nos próximos meses pela secretaria, terá como público-alvo jornalistas, publicitárias, relações públicas, assessoras de comunicação, radialistas, fotógrafas, artistas visuais e influenciadoras digitais. Os projetos serão divididos em quatro grandes áreas: direitos, diversidade, promoção e cultura, para impulsionamento da criação de podcasts, documentários, eventos culturais e outros produtos de comunicação. O Estado vai investir R$ 1,5 milhão nos projetos. 

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Mulheres homenageadas

Além de Conceição Evaristo, as jornalistas Camilla França, Val Benvindo, Ceci Alves, Wanda Chase, Georgina Maynart, Lorena Ifé, Maíra Azevedo, Marjorie Moura, Mirtes Santa Rosa, Silvana Oliveira e Cleidiana Ramos receberam homenagens por suas contribuições na comunicação. Pesquisadoras como Bárbara Carine, Carla Akotirene e Mabel Freitas também estão entre as mulheres exaltadas.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

Matérias relacionadas