A cidade de Itagibá está em festa com as entregas realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que prometem impulsionar, significativamente, a agricultura familiar local. No sábado (30/03), foram entregues um Mercado Municipal e uma Unidade de Beneficiamento de Leite, iniciativas que prometem transformar o cenário econômico da região.
Localizado no Distrito de Japomirim, o Mercado Municipal é um marco para a comunidade, oferecendo agora 11 boxes e 40 barracas de feira, que proporcionam um espaço organizado e propício para a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Para Michele Cardoso dos Santos, frequentadora assídua da feira desde a infância, essa entrega representa a realização de um sonho. “É um presente para os comerciantes que trabalhavam sem estrutura nenhuma. Agora, temos um ambiente com estrutura e sanitários. A nossa comunidade hoje tem uma feira digna e não precisamos mais nos deslocar para comunidades vizinhas”.
A iniciativa visa impulsionar o comércio e a agricultura familiar local, oferecendo mais conforto e segurança aos feirantes, comerciantes e consumidores. Além disso, o ordenamento do espaço e a infraestrutura adequada garantem a comercialização dos produtos de forma segura e higiênica, beneficiando a população do município e de cidades vizinhas.
Edson Rocha Peixoto, que comercializa carne no local, destaca as melhorias significativas proporcionadas pela nova estrutura. “Antes, funcionávamos a céu aberto, com barracas de madeira inadequadas. Agora, estamos no paraíso. Os consumidores terão mais qualidade na compra dos alimentos. É uma melhoria para todos.”
Além do Mercado Municipal, a comunidade do Cedro também recebeu uma importante iniciativa a Unidade de Beneficiamento de Leite. Com capacidade de produção e processamento de até dois mil litros, com possibilidade de expansão para quatro mil litros processados, a unidade irá produzir queijo, iogurte, leite pasteurizado e bebida láctea para comercialização em todo o território. A unidade agregará valor ao produto, organizará a cadeia produtiva, promoverá a geração de trabalho e renda e melhorará a qualidade de vida dos envolvidos.
Fonte: Ascom/CAR