Quem passou pela Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, por volta das 9h de sexta-feira, 21, talvez tenha tido a sorte de ouvir um homem comemorando pelas ruas. “Consegui, finalmente! Recebi a minha vitória, pelo pai das luzes, Jah Rastafari! Que vitória, vou fazer minha cirurgia!”, bradava com os braços erguidos Antônio Carlos, de 60 anos, que depois de meses de muita correria, conseguiu marcar a cirurgia para tratar duas hérnias.
Antônio Carlos chegou cedo na região para participar do Mutirão de Cirurgias do projeto Saúde Mais Perto, ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que teve início ontem e se encerra neste sábado, 22. A iniciativa, com atendimento espontâneo, acontece na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, das 8h às 17h, e busca agilizar o processo de quem precisa realizar cirurgia de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), colecistectomia (remoção de vesícula) e histerectomia (remoção do útero).
“A previsão era realizar 1.200 atendimentos nos dois dias, mas já no primeiro atendemos mais de mil pessoas. Mas novas vagas vão ser disponibilizadas e vamos atender toda a demanda que nos procurar aqui no sábado. Essa situação ainda é um reflexo da pandemia, então é através dessas ações itinerantes que o Governo tem buscado reduzir a fila das cirurgias eletivas. Em nossa agenda, há 32 datas de ações no interior, além da probabilidade de fazer mais cinco edições de grande volume em Salvador e mais nove específicas em diferentes bairros da capital”, explica o coordenador do Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes.
Agendamento
No mutirão é possível fazer – caso os do paciente já estejam vencidos -, exames pré-operatórios como ultrassom, eletrocardiograma e exames de laboratório, que são entregues no mesmo dia. Com os exames em mãos (seja os feitos no local ou os trazidos pelo paciente), a pessoa é encaminhada para uma consulta com especialista e então para o agendamento das cirurgias: as femininas serão realizadas na Maternidade de Camaçari, enquanto as cirurgias masculinas serão feitas no Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas.
Subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa explica que os mutirões para reduzir as filas de cirurgias eletivas vêm acontecendo desde o ano passado e este ano a ação ainda tem o incentivo do Governo Federal, com o Ministério da Saúde. “Foi lançado um programa nacional de redução de filas que a Bahia também vai fazer parte, e quando esse mutirão ocorrer, um conjunto bem mais amplo de cirurgias eletivas será oferecido, como as ortopédicas, de redução de mama, oftalmológicas e estomacais”. Mutirão de cirurgias em Salvador tem expectativa de realizar mil procedimentos –