ELÍSIO MEDRADO: empresário lança projeto pioneiro, de cunho ambiental, na Bahia

Por ANTONIO MASCARENHAS

A bandeira de preservação ambiental sempre foi levantada, em diversos rincões do planeta, do Brasil e, particularmente, na Bahia, principalmente, nas hostes político-partidárias. E muitos dos projetos, na verdade, sequer saíram do papel. 

Todavia, dificuldades dessa magnitude não devem ser empecilhos àqueles que têm em suas convicções e no espírito de busca, a força motriz de suas caminhadas.

PROJETO PIONEIRO NA BAHIA

Quebrando paradigmas, o produtor rural e empresário Adenilton Francisco da Silva, proprietário da Fazenda Arco Verde Sustentável, sediada em Elísio Medrado-BA,  sempre esteve engajado na luta em prol da defesa do meio ambiente, com projetos que, deveras, têm, no seu bojo, a preservação dos recursos naturais.

Partindo dessa premissa é que teve a ideia de produzir adubo orgânico a partir de insumos colhidos junto à natureza. Trilhando nessa direção, está nos preparativos finais para colocação em funcionamento, da indústria de adubos orgânicos, às margens da BA-026 (Amargosa – Santo Antonio de Jesus), no município de Elísio Medrado. 

LOGÍSTICA OPERACIONAL

Estão sendo ultimados os preparativos para a inauguração que deverá acontecer nesse mês de agosto. Equipamentos já estão sendo instalados, de maneira que possam atender, a contento, a demanda.

Primeiro veículo já foi adquirido para a coleta de insumos na região. Novos investimentos serão feitos, após os primeiros resultados a serem auferidos com a produção. 

PARCERIAS

Segundo o empresário Adenilton, tem sido bastante importante o apoio demonstrado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de lísio Medrado, na gestão capitaneada pelo prefeito Robson. 

O projeto será apresentado à promotoria do Meio Ambiente, prefeituras municipais da região (Elísio Medrado, Varzedo, Santo Antonio de Jesus, São Miguel das Matas, etc) e entidades que direta e indiretamente, estejam engajados na luta em prol da preservação ambiental. 

OUTRAS EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA ÁREA AMBIENTAL

Coube ao empresário Adenilton a ideia de fabricar estacas de borracha, a partir da coleta de materiais inservíveis, coletados junto junto aos aterros sanitários. 

Um projeto, também pioneiro, que, apresentado na região amazônica, acabou sendo alvo de interesse de empresários dessa região. 

Por conta disso, acabou vendendo a patente do invento para um grupo de empresários de Rondônia. Empresários que tencionam produzir e comercializar as estacas, em larga produção. Imagens e edição, Júlio Mascarenhas. Tvsaj.com.br e Tvnoticias24horas.com.br