A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desempenhou uma importante função na segurança e logística da reunião de chanceleres dos países do BRICS e de outras dez nações convidadas, que ocorreu nos dias 28 e 29 de abril no Palácio Itamaraty, no Centro do Rio.
A PRF liderou a coordenação de 21 equipes de escoltas mobilizadas para o evento, em uma operação conjunta que reuniu também outras forças de segurança e as Forças Armadas. A base das operações foi o Centro de Operações Rio (COR), onde a articulação entre as instituições garantiu a fluidez e segurança dos mais de 100 deslocamentos previstos.
Das 21 equipes envolvidas, 12 foram da PRF. As demais foram compostas por representantes do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e Guarda Municipal do Rio de Janeiro. A PRF foi responsável por aproximadamente 60% de todas as escoltas.
No dia 28, os chanceleres dos países membros do BRICS e convidados participaram de uma reunião no Palácio Itamaraty. No fim da tarde, todos os diplomatas foram recepcionados pelo prefeito do Rio de Janeiro no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A PRF atuou nas escoltas para ambos os compromissos, garantindo a segurança e a pontualidade dos deslocamentos.
Já no dia 29, os trabalhos foram retomados no Palácio Itamaraty, com a continuidade das discussões diplomáticas.
A reunião de chanceleres no Rio de Janeiro é uma etapa preparatória para a cúpula do BRICS, prevista para ocorrer em julho, também na cidade.
- PRF
- PRF